Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 16/02/2024 - sexta-feira 

Nosso advogado reforça
equiparação salarial

Uma das metas da diretoria Metalúrgicos em Ação é avançar na equiparação salarial nas fábricas. A lei é clara: trabalho igual, salário igual.

Para tanto, a diretoria orienta nosso Jurídico a reforçar a atuação nesse sentido. Há uma agravante que é a discriminação salarial contra as mulheres. Vale lembrar que, desde o ano passado, vigora a Lei 14.611/2023, que proíbe a desigualdade motivada por gênero.

Vídeo - O dr. Marcílio Penachioni, coordenador Jurídico do Sindicato, gravou vídeo no qual explica que nossa entidade desenvolve campanha na base, a fim de assegurar a justa equiparação. 

O advogado diz: “Temos conhecimento que várias empresas não respeitam a questão de equiparação salarial. Eu dirijo algumas palavras à categoria, lembrando que duas pessoas em igual função numa fábrica devem ser tratadas igualmente”.

Marcílio Penachioni é coordenador Jurídico do Sindicato

A Constituição proíbe a prática de diferença salarial por motivos de gênero, idade, cor ou estado civil. 

Dados de pesquisa pelo IBGE, em 2023, mostram que no Brasil a desigualdade salarial entre homens e mulheres ainda é muito grave. A mulher chega a ganhar cerca de 20% menos que o homem.

Segundo o dr. Marcílio, as empresas costumam dar um cargo diferente pra tentar distorcer situação, quando na verdade aquelas pessoas atuam com a mesma perfeição técnica e produtividade.

É importante a categoria saber que equiparação salarial é obrigação de toda empresa. O advogado deixa claro: "Caso essa regra seja descumprida, a empresa pode sofrer ação trabalhista e arcar com um alto valor decorrente de passivos trabalhistas”.

MAIS - Pra saber mais sobre equiparação salarial, procure nosso Jurídico, à rua Harry Simonsen, 202, 1º andar, Centro, Guarulhos. Segunda a sexta, das 9 às 15 horas. Se preferir, ligue 2463.5300.



Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email