• 07/03/2024 - quinta-feira
Artigo do presidente Cabeça
valoriza lutas femininas
O artigo do nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) desta semana valoriza as lutas, demandas e conquistas femininas. A publicação, que sai toda quarta no jornal Guarulhos Hoje, faz menção às jornadas da mulher, cujo Dia Internacional se comemora nesta sexta-feira, dia 8.
Cabeça ressalta que o Dia Internacional, neste ano, será marcado por duas bandeiras. A bandeira do combate ao feminicídio e a bandeira da luta pela equiparação salarial entre homem e mulher na mesma função. Nosso Sindicato apoia essas lutas e chama a categoria para a importância de se alinhar a essas demandas.
O artigo diz: “O sindicalismo tem consciência dessa questão e busca ampliar as garantias às trabalhadoras. Vale ressaltar a Lei 14.611/2023, que nasceu de iniciativa do presidente Lula, atendendo antiga reivindicação do sindicalismo. Essa lei torna obrigatória 3a equiparação salarial entre homem e mulher em igual função e multa a empresa que descumprir a norma legal”.
Em seu texto, nosso presidente também valoriza a “Lei Maria da Penha”. Ele escreve: “Essa Lei, de 2006, agravou a pena pra homens que pratiquem violência contra as mulheres. Maria da Penha é cearense, se move em cadeira de rodas e guarda no corpo profundas marcas deixadas pelo ex-marido, que a agrediu brutalmente”.
Dentre outros marcos legais, vale voltar a 1932, mais precisamente a 14 de fevereiro, quando Getúlio Vargas concedeu o direito de voto à mulher. A reivindicação era forte no mundo inteiro. Nesse caso, fomos um dos pioneiros, pois a brasileira votou antes mesmo da mulher inglesa.
Convite - Por fim, o presidente Cabeça convida a categoria pra evento dia 14, em nossa sede, a fim de homenagear a metalúrgica e mulheres de outros segmentos populares. E reforça: “Peço que as companheiras sigam nosso site e as redes sociais, pra saber mais sobre a programação. Nunca é demais lembrar que nossas Convenções Coletivas têm cláusulas específicas às trabalhadoras. Viva o Dia Internacional da Mulher!”.