• 30/04/2024 - terça-feira
Nesta terça, 30 de abril,
o Sindicato completa 61 anos
Há exatos 61 anos, numa data como hoje, nascia nosso Sindicato. Nos desmembrávamos de São Paulo e a categoria de Guarulhos passava a ter representação própria.
Era o início de uma bela história. História que segue pelas mãos dos dirigentes atuais, sempre mirando as lições do passado, com os pés firmes no presente e olhos esperançosos no futuro.
Dos fundadores, poucos restam. Mas o que permanece, vivo e pulsante, são aqueles ideais de justiça social e esperança de um dia viver num país onde o trabalhador seja valorizado e as condições de trabalho não representem riscos à saúde e à vida.
Jango - Nosso Sindicato nasceu sob o signo do trabalhismo, pois a Carta Sindical nos foi concedida pelo presidente João Goulart (Jango), que desde 2010 dá nome ao auditório da sede. Seu ministro de então, Almino Afonso, hoje perto dos 90 anos, é um amigo especial do Sindicato e dos metalúrgicos.
Desde há muito, os trabalhadores tentam se organizar em Sindicatos, para a defesa dos seus direitos e a fim de expor à sociedade suas propostas e reivindicações.
Não é fácil organizar os que estão na base da pirâmide social. Mais fácil, certamente, é organizar os de cima, que desfrutam de poder, dinheiro e condições favoráveis. Mas nós persistimos e por força dessa persistência chegamos até aqui, à beira de seis décadas de existência.
Temos história, temos lutas, temos avanços, temos conquistas. E temos, principalmente, a consciência sólida de que ajudamos a cidade, a região, o Estado e o País. Sem os metalúrgicos, o Brasil para e retrocede.
Portanto, nesta data especial, a diretoria vem manifestar nossa alegria pelo aniversário de 61 anos do Sindicato. Vimos, também, agradecer a todos - trabalhadores, dirigentes e funcionários - que nos ajudaram nessa caminhada e seguem conosco.
Os povos são movidos pela esperança. E os metalúrgicos também. O que nos move é o trabalho duro, a coragem, a solidariedade e a certeza de que amanhã será um novo dia, com emprego, renda, direitos, saúde e justiça social.
Obrigado a todos e a todas. E até mais tarde, em nossa sede, para, juntos, comemorarmos nossa amizade, nossa consciência e nossa certeza de que o Brasil será uma Pátria justa com seus trabalhadores, solidária com seus filhos, fraterna com os povos da Terra. Afinal, somos todos irmãos.