• 26/07/2024 - sexta-feira
Candidatos precisam incorporar pauta
sindical às campanhas, diz artigo semanal
A campanha política pra prefeito, vice e vereadores começa a pegar fogo. Candidatos preparam plano de governo e bandeiras de luta que serão apresentados à população até outubro, mês das eleições.
Mas onde entra a pauta metalúrgica, a pauta de nossa categoria, nesse processo? Este é o tema do nosso artigo semanal publicado no jornal Guarulhos Hoje, da quarta (24). O título é “Pauta eleitoral e pauta sindical”.
O texto é assinado por Ricardo Pereira (Xabi), nosso presidente interino, pois o presidente Cabeça está afastado temporariamente por força da legislação eleitoral.
Ricardo diz: “Na democracia, os setores organizados da sociedade têm suas pautas próprias. Com o sindicalismo não é diferente”. Afirma que o desafio é fazer a convergência da pauta eleitoral com a sindical. “Ou seja, que os programas dos candidatos a prefeito e vice (e também de vereadores) incorporem as demandas sindicais e das categorias”, escreve.
Lembra que, em Guarulhos, boa parte do campo sindical se alinha à candidatura pedetista, ou seja, Márcio Nakashima a prefeito e Josinaldo Cabeça a vice. Mas defende que “o ideal é que todo o sindicalismo se una em torno de uma pauta própria, pra ser entregue a todos os candidatos - sejam eles de esquerda, direita ou de centro”.
Cita como exemplo a reindustrialização e o retorno da Proguaru, pautas fortemente abraçadas pelo movimento sindical, que precisam ser discutidas pelos candidatos, ou seja, precisam ser inseridas na pauta eleitoral.
E finaliza: “Importante que a pauta sindical seja incorporada pelos candidatos”.