• 4/9/2024 - quarta-feira
Debate, sim. Mas com propostas
Ricardo Pereira de Oliveira, Presidente interino Diretoria Metalúrgicos em Ação E-mail: ricardo@metalurgico.org.br Facebook: /ricardosindicato.metalurgicos |
Começou o debate eleitoral. E todos nós devemos prestar atenção às propostas e, também, à conduta dos candidatos. Afinal, nosso voto deve ser pensado, ser consciente.
Esse acompanhamento pode ser feito de vários modos. Pelos debates na TV e rádios, pelo horário eleitoral gratuito e por meio das redes sociais dos candidatos e, ainda, no corpo a corpo do candidato com o eleitorado.
O debate é essencial à democracia. O desacato, as bravatas, as agressões verbais, as fakes news e os ataques pessoais podem até inflar o ego do candidato. Porém, fazem mal à própria democracia e emporcalham a política.
Outro cuidado que devemos ter é com a conduta do candidato ou candidata. A pessoa é séria? Essa pessoa tem um passado íntegro? Consegue explicar a origem de seus bens ou da sua fortuna? Tem uma profissão ou ocupação decente?
Nós somos metalúrgicos e sabemos que o controle de qualidade é necessário em todas as fases de produção - antes, durante e depois. Por que o eleitor não pode usar esse mesmo critério no controle de qualidade eleitoral? Pode e deve.
Num velho livro está escrito que se deve separar o joio do trigo. Na política, joio é o que não falta. Nós podemos eleger o trigo ou dar poder para a praga: o que você pretende fazer com o seu voto? Pense muito bem nisso.
Assédio eleitoral - A cada dia suas aflições. A cada eleição seus problemas. Um problema que está crescendo é o chamado assédio eleitoral patronal. Tem patrão que tenta induzir o voto do empregado. Pior: tem patrão que manda embora quem não votou no candidato dele.
Isso é abusivo. É crime. E todo crime deve ser denunciado, apurado e, se for o caso, punido severamente. Portanto, companheiro(a), não aceite calado assédio eleitoral. Você é livre e deve votar em quem quiser.
Esporte - Começou domingo o 18º Campeonato de Futsal do nosso Sindicato, com apoio total da diretoria Metalúrgicos em Ação. Todo domingo de manhã, na quadra do Ginásio Poliesportivo, no Clube de Campo do Sindicato. Compareça. Prestigie o esporte amador, porque ele é disputado com amor à camisa.
PLR - Diariamente, nossos diretores percorrem as fábricas da base, buscando firmar acordos de Participação nos Lucros e/ou Resultados. Esse benefício eleva o padrão de renda dos trabalhadores e suas famílias. Atenção: nenhum acordo em nossa base é implantado sem a aprovação da assembleia de trabalhadores.
Portanto, se sua empresa não paga ainda a PLR, procure o Sindicato: 2463.5300. Fale com um dos nossos diretores. Vamos juntos buscar esse benefício pra 100% da categoria. Aliás, essa é uma orientação frequente do nosso presidente licenciado, Josinaldo José de Barros, o companheiro Cabeça.