• 11/9/2024 - quarta-feira
Distribuição da renda. Tema do artigo
de Ricardo Pereira de Oliveira (Xabi)
Problema histórico no Brasil: poucos com muito e muitos com pouco. É a concentração de renda, de bens e propriedades.
A luta do sindicalismo e dos setores progressistas é reverter esse quadro. Ou seja, distribuir renda na base social pra que os mais pobres possam viver com dignidade.
Esse é o tema do artigo “A fatia de bolo do Lula”, que nosso presidente interino, Ricardo de Oliveira (Xabi) publica nesta quarta no jornal Guarulhos Hoje.
O texto lembra a famigerada frase de Delfim Neto, na ditadura, dizendo que “primeiro vamos fazer o bolo crescer pra só depois dividir”. O bolo cresceu. Mas divisão não aconteceu.
Isso muda pra melhor agora, no governo Lula. Políticas públicas como o Minha Casa, Minha Vida, o Bolsa-Família, apoio à agricultura familiar, aumentos reais no salário mínimo - tudo isso possibilita que mais pessoas elevem suas rendas e seu patamar social.
Ricardo lembra que entre final da década de 70 e meados dos anos 80 o então metalúrgico Lula sentiu na pele o arrocho imposto pela ditadura e, anos depois, já na condição de sindicalista, ele liderou greves pela recomposição das perdas inflacionárias e aumento salarial.
O Brasil vive um bom momento na economia, com crescimento do PIB, aumento nos empregos formais e elevação da renda média assalariada. Felizmente, os preços da cesta básica caem. A inflação está sob controle.
PLR - A luta sindical pra distribuir renda não para. Ricardo (Xabi) destaca a firme atuação do nosso Sindicato pelo pagamento de PLR a um número cada vez maior de metalúrgicos.
E temos uma nova batalha pela frente, que é a campanha salarial. Ricardo escreve: “O Brasil cresce e a economia melhora. As empresas ganham mais. Se ganham mais, devem dividir o bolo com seus trabalhadores. É justo”.
MAIS - Clique aqui e leia o artigo na íntegra. Boa leitura!