• 23/9/2024 - segunda-feira
Seminário de Segurança e Saúde
lotou auditório da sede, na sexta
Se quantidade define sucesso, então o 29º Seminário de Segurança e Saúde do Trabalhador e Trabalhadora dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região obteve pleno êxito.
Se qualidade e representatividade também definem o êxito de um evento, não há dúvidas de que nosso 29º Seminário alcançou seus objetivos e foi um sucesso.
Pois bem. O evento, sexta, no auditório do Sindicato, na sede, reuniu 190 participantes da categoria, entre cipeiros, técnicos em segurança no trabalho, profissionais e RH, engenheiros de segurança e outros.
O evento também marcou o retorno do presidente ainda licenciado, Josinaldo José de Barros, que fez questão de ir até a sede e deixar sua mensagem de união, luta e esperança a um plenário com cerca de 230 presentes.
O seminário foi organizado pelo Departamento de Segurança e Saúde do Sindicato, coordenado pelo diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo), com apoio dos diretores Daniel Rafael Galdino, Jaciel Barbosa dos Santos, Célio Ferreira Malta e Márcia de Aquino Lima.
Palestras - O ponto alto do Seminário foram as palestras, muito ricas em conteúdo e que ensejaram perguntas e debate entre os participantes. Outro aspecto que demonstra o prestígio do evento foi a presença oficial de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e do Cerest de Guarulhos.
Nildo comenta: “Grande presença de companheiros e companheiras de diversas fábricas de Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel. Grande também o interesse dos presentes em saber mais sobre meios e garantias para a saúde e segurança nos ambientes de trabalho”.
Responsável pelo Departamento de Saúde e Segurança no Trabalho do Sindicato, Nildo diz: “Quem participou agregou muito conhecimento e atualização sobre as Normas e a legislação”. Esse ganho, certamente, fortalecerá a atuação das Cipas, que agora também devem cuidar de questões ligadas ao assédio. Portanto, Cipa+a.
MPT - Coube ao representante do Ministério Público do Trabalho discorrer sobre “Impactos psicossociais do assédio moral no ambiente de trabalho”. O dr. Patrick Maia Merísio, procurador do MPT da 2ª Região, abordou a Lei 1445/22, bem como outras garantias de proteção ao trabalho. Em entrevista à imprensa do Sindicato, ele deixou claro o compromisso do órgão em prol da segurança, da saúde e da dignidade do trabalho.
Instituições - Fundacentro, Superintendência Estadual do Trabalho e Espaço Cidadania também participaram. O metalúrgico de Osasco, Carlos A. Clemente, fundador do Cidadania, destacou a presença de órgãos públicos no Seminário. Ele afirma: “Poucos Sindicatos têm essa disposição e condição. Ou seja, conseguir reunir Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Fundacentro, Cerest, palestrantes de qualidade e um auditório muito interessado em segurança e saúde do trabalhador e da trabalhadora”.
Ao final, houve sorteio de brindes e de estada em nossa Colônia de Férias em Caraguá.
Grande a presença da diretoria do Sindicato, atualmente comandado por Ricardo de Oliveira (Xabi), na condição de presidente interino.
Todos os participantes receberão certificados.