Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 30/9/2024 - segunda-feira

Palestrante explica por que criar
uma “Cultura de Segurança”

Conversar com o palestrante José Antônio da Silva é uma oportunidade de muito aprendizado, descontração e bom humor. E assim foi na nossa live semanal, na sexta, 27. Precisamente, oito dias após ele haver abrilhantado o 29º Seminário de Segurança e Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, na sede do Sindicato. 

‘Zé Antônio’, como é chamado pelos amigos trabalhadores, disse ter uma missão no seu ofício de palestrante. Interessante o que ele diz: “Ajudar o trabalhador a voltar inteiro pra casa”.

Ele defende o que chama de “Cultura de Segurança”. E explica: “A Cultura de Segurança seria a soma de mentalidade, postura e comportamento de todos os funcionários de uma fábrica, e também do patrão, em relação à prevenção e segurança no local de trabalho”.

Coletividade - Zé Antônio complementa: “Na Cultura de Segurança, todos se engajam num compromisso coletivo. Todos assumem responsabilidades. Ou seja, eu deixo de ser um trabalhador que precisa ser monitorado e passo a ser um trabalhador que tem consciência. E, a partir da consciência, passo a fazer o que é certo. Aí teremos um ambiente com baixo risco de acidentes e de doenças”.

Seminário - O palestrante enalteceu a diretoria do nosso Sindicato em realizar o 29º Seminário de Segurança e Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, na sexta, dia 20. 

Ele comenta: “O povo sofre por falta de conhecimento. Naquela manhã, o que se passou para os presentes foi muita informação, desde a questão do assédio, mudanças nas normas regulamentadoras até a importância do trabalhador estar atento aos desvios de comportamento, diminuindo o nível de estresse. Iniciativa extremamente importante do Sindicato”.

Previdência - Durante a live, coordenada pelo jornalista João Franzin, assessor do Sindicato, o palestrante criticou a gestão da Previdência. Ele afirma: “Quando o trabalhador precisa recorrer ao INSS, é como cair no inferno”. Isso porque o atendimento demora e os laudos periciais nem sempre retratam a condição real do segurado. 

José Antônio ressaltou a importância do Sindicato também frente às demandas junto à Previdência. Ele diz: “O Sindicato é o representante legal dos trabalhadores. É a primeira porta onde o trabalhador deve bater, a fim de buscar apoio e assistência”.

Bíblia - Zé Antônio encerrou a live com versículo 10 do Capítulo 9 do Eclesiastes, da Bíblia. Assim: "Tudo o que você tiver de fazer faça o melhor que puder, pois no mundo dos mortos não se faz nada, e ali não existe pensamento, nem conhecimento, nem sabedoria. E é pra lá que você vai".

Presidente - Para Ricardo de Oliveira (Xabi), nosso presidente interino, o conhecimento faz a diferença. Diz Ricardo: “O conteúdo passado pelo Zé Antônio, seja no Seminário, seja na Live, ilumina nossa luta por saúde, segurança e em defesa da vida dos trabalhadores. Fica aqui nosso agradecimento a esse valoroso aliado”.

Contatos - Site: www.joseantoniopalestrante.com.br - Instagram: @joseantoniopalestrante e WhatsApp (11) 99622.9475.



Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email