Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Metalúrgicos de Guarulhos se destacam
no 6º Congresso da Força Sindical

Com a participação de mais de quatro mil sindicalistas de todo o País, a Força Sindical deu início nesta quarta (29) ao seu 6º Congresso, o maior da história da entidade. Os metalúrgicos de Guarulhos e Região foram representados por uma delegação de 40 pessoas, sendo 18 dirigentes e 22 trabalhadores da base.

Nosso Sindicato levou dois documentos ao Congresso: um documento geral com doze propostas para serem debatidas nos grupos de trabalho e outro documento, com propostas específicas das mulheres.

Um dos destaques do documento é o fim da alta programada, um mecanismo pela qual o INSS tenta se livrar do pagamento de benefícios aos trabalhadores afastados por acidentes ou doença.

Pereira - O presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, afirma: “A Força Sindical está na linha de frente das lutas trabalhistas e tem papel destacado no enfrentamento da crise com garantia do emprego. Portanto, fortalecer a atuação da Central amplia a luta dos trabalhadores por mais direitos e conquistas”.

Paulinho - Na abertura do evento, o presidente da Força Sindical, e deputado federal (PDT-SP), Paulo Pereira da Silva (Paulinho), afirmou: “O Brasil mostra que está amadurecendo com o enfrentamento da crise, graças à unidade das Centrais e ao entendimento que o movimento sindical tem com o governo. Se a crise fosse resolvida pelo ponto de vista das empresas teria ocorrido o desemprego em massa e a perda dos direitos”. Paulinho apontou o caminho: “A unidade das Centrais com o governo deve seguir no Congresso Nacional na votação da redução da jornada de trabalho”.

Mulheres - Paralelo ao Congresso, aconteceu o Encontro Nacional da Mulher da Força. Nosso Sindicato foi representado pelas diretoras do Departamento Feminino, Sonia Regina Dombski e Lúcia Ottone de Amorim, que apresentaram propostas como a garantia de cota de gênero de 30% nas instâncias de direção, institutos, conselhos e outros órgãos ligados à Central e a ampliação da licença-maternidade de 120 para 180 dias, entre outras.

Bandeiras - Nossa delegação teve participação destacada, agitando as bandeiras azuis do Sindicato e repercutindo as palavras de ordem do Congresso: 40 horas já; fim do fator previdenciário; crescimento econômico; mais empregos.

Heleno - Nosso secretário-geral Heleno B. da Silva adianta que a tarefa principal desta quinta será nos oito grupos. “Vamos defender, com vigor, as propostas dos metalúrgicos de Guarulhos e região”, ele diz. E arremata: "A alta programada do INSS está na nossa linha de tiro!”

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email