Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Saiba como evitar a gripe suína

Praticamente todas as regiões do mundo estão preocupadas com a transmissão cada vez maior do vírus Influenza A (h1N1), ou a gripe suína. Centenas de pessoas já morreram por causa desse vírus, e desde 11 de junho a OMS (Organização Mundial da Saúde) considera que a doença atingiu o nível de pandemia (epidemia generalizada).

Guarulhos teve dia 26 (domingo) a primeira vítima fatal. Uma mulher de 25 anos, grávida, foi internada no Hospital Geral de Guarulhos dia 24 e faleceu domingo. Até o dia 29, o município tinha registrado 47 casos confirmados da doença, além de 31 pessoas com suspeita e aguardando resultados dos exames.

No site do Sindicato (www.metalurgico.org.br) há um vídeo com informações úteis sobre a doença. Mas nem todos têm o cuidado necessário. É bom se prevenir. A gripe suína mata se não for diagnosticada em tempo.
O que é - A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus H1N1, e uma família de vírus que incluem influenza A, B e C. Esta doença é resultado do vírus influenza A.

Sintomas – São muito parecidos aos de gripe comum ou mesmo aos da dengue. O paciente com gripe suína tem febre acima de 39º, falta de apetite, dores musculares e tosse. Algumas pessoas também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta, náusea, vômito e diarréia forte. O período de incubação da gripe - tempo até que a pessoa desenvolva os sintomas - é de 24 a 48 horas.

Transmissão - Ela se expande por via aérea, de pessoa para pessoa, através de espirros e tosse. Há comprovação científica de que partículas com vírus viajam por até um metro de distância. Pode ser transmitido antes mesmo de a pessoa apresentar sintomas, ou de ter melhorado.

A contaminação pode ocorrer ao se encostar em superfícies contaminadas (corrimão, maçanetas, teclados, porta, cadeiras, sofás etc) e após tocar nariz, olhos ou boca.

Prevenção – O Ministério da Saúde informa que a prevenção deve ser feita apenas com cuidados simples no seu dia-a-dia:
- Lave as mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz);
- Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
- Use lenço de papel descartável;
- Proteja com lenços (ou máscara) a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
- Evite aglomerações e ambientes fechados (deve-se manter os ambientes ventilados);
- É importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar, pois estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email