Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Pereira reeleito para direção
nacional da Força Sindical

O presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, foi reeleito ao posto de secretário de Formação Sindical da Força, durante o 6º Congresso Nacional da Central, encerrado nesta sexta-feira (31) em Praia Grande, litoral paulista. O atual presidente da entidade, deputado federal Paulo Pereira da Silva (Paulinho), permanecerá no cargo por um mandato de mais quatro anos.

Mais de quatro mil trabalhadores, dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal, participaram do evento. A delegação dos metalúrgicos de Guarulhos foi composta de 40 pessoas, sendo 18 diretores do Sindicato e 22 trabalhadores da base.

Pereira afirma: “Vamos dar continuidade ao nosso trabalho, agora com maior intensidade. Nossa intenção é promover cursos em todo o País, a fim de melhorar a qualificação e formação de novos sindicalistas. Nossa meta é, cada vez mais, buscar melhor qualidade de vida para os trabalhadores brasileiros”.

Congresso - Com o tema Toda Força pelo Trabalho Decente, a palavra de ordem do Congresso foi "40 horas já!", indicando que a principal tarefa definida pelos delegados será intensificar a pressão sobre o Congresso Nacional, visando a aprovação da emenda constitucional que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salário.

Mulheres – Várias atividades paralelas fizeram parte da programação do 6º Congresso, entre elas o Encontro Nacional da Mulher da Força. O Sindicato também marcou presença neste evento, com a participação das diretoras do Departamento Feminino, Sonia Regina Dombski e Lúcia Ottone de Amorim.

As companheiras apresentaram propostas como a garantia de cota de gênero de 30% nas instâncias de direção, institutos, conselhos e outros órgãos ligados à Central, além da luta pela ampliação da licença-maternidade de 120 para 180 dias em todas as fábricas.

Os delegados debateram ainda o encaminhamento de ações em prol da ratificação das Convenções 158 (que proíbe demissão imotivada) e 151 (garante a negociação coletiva aos servidores públicos) da OIT e fim do fator previdenciário, que aumenta o prazo de contribuição e reduz o valor das aposentadorias.

Durante o 6º Congresso, o maior da história da Central, foi realizada a 3ª Conferência Internacional da Força Sindical, com a presença de 38 delegações internacionais que representaram os trabalhadores de 33 países.


Leia também

Metalúrgicos de Guarulhos se destacam no 6º Congresso da Força Sindical

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email