Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Sindicato participa de manifestação
pela redução da jornada

 Foto: Claudio Omena
Mais de cinco mil pessoas participaram na manhã desta sexta-feira (14) da Jornada Nacional Unificada de Lutas, na avenida Paulista, região central de São Paulo. Nosso Sindicato esteve presente, com uma delegação de 40 pessoas. A manifestação foi organizada pela Força Sindical e demais Centrais, junto com várias organizações dos movimentos sociais.

A redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas, sem redução salarial, foi a principal bandeira de luta do ato. A defesa do emprego, salário e direitos do trabalhador também fizeram parte da Jornada.

Os manifestantes, que começaram a se reunir na Praça Osvaldo Cruz, às 11 horas, caminharam pela Paulista até o Masp (Museu de Arte de São Paulo) onde foi realizado um ato político. No trajeto, fizeram uma parada em frente ao prédio da Petrobrás e outra na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), para pronunciamento das lideranças.

O ato teve como objetivo pressionar os deputados federais a aprovarem no plenário a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que reduz a jornada de trabalho. A emenda já foi aprovada na comissão especial, dia 30 de junho.

Para o presidente José Pereira dos Santos, a manifestação foi bastante positiva: “O movimento sindical está unido e a mobilização continua até a conquista da jornada de 40 horas”.

O presidente da Força Sindical, deputado federal Paulo Pereira da Silva (Paulinho), destacou que a luta pela redução da jornada “começou bem cedo, hoje, pois, durante a madrugada, várias empresas foram paralisadas em diversas capitais do País”. “Precisamos aumentar a pressão no Congresso Nacional. Para isso, é preciso manter a unidade do movimento sindical”, disse.


Veja também

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email