Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Aumento de 6% na produção industrial em 2007
reforça luta por melhores salários

A Pesquisa Industrial Mensal do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada na sexta-feira (08), revela que a produção da indústria brasileira cresceu 6% em 2007, colhendo o melhor resultado desde 2004, quando obteve um crescimento de 8,3%. Em 2006, o aumento da produção industrial foi de 2,8% e em 2005, 3,1%.

O IBGE aponta que a forte elevação no desempenho da indústria em 2007 foi puxado, principalmente, pelo aquecimento do consumo, do aumento da ocupação, da renda e da ampliação dos investimentos. Esse resultado é um estímulo a mais às lutas sindicais, que no ano passado obtiveram avanços significativos com aumento real de salários e PLR.

Com o crescimento sustentado da indústria, abrem-se novas perspectivas de vitórias dos trabalhadores, que devem intensificar as reivindicações nas fábricas por melhorias nos valores da PLR e também na luta por elevação dos salários pagos, principalmente por meio da equiparação salarial.

As atividades com desempenho de maior impacto sobre a média global do resultado da indústria foram veículos automotores (15,2%) e máquinas e equipamentos (17,7%). “A indústria automobilística mostrou uma queda nas exportações em 2007, e acabou liderando o desempenho entre os ramos industriais totalmente apoiada no aumento do consumo interno”, avaliou o economista Sílvio Salles, coordenador de indústria do IBGE.

“As condições do mercado de trabalho estão favoráveis a um consumo maior de bens por parte da população. Houve um aumento da ocupação e da renda e uma sustentação da oferta de crédito, cujo reflexo pode ser sentido na extensão dos prazos de pagamentos e na redução das taxas de juros, o que vem sustentando o consumo”, disse Sílvio Sales.

Mais informações no Sindicato, telefone 6463.5300.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email