Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Encontro de Juventude planta árvores,
lança revista e defende inclusão social

 Foto: Claudio Omena
A cidade de Guarulhos amanheceu nesta segunda-feira (21/9) com mais cem árvores plantadas, entrando com mais verde na primavera, que começa amanhã, dia 22.

As mudas de ipê amarelo, manacá da serra, cerejeira e outras espécies foram plantadas na manhã do domingo (20), no Bosque Maia, durante nosso 5º Encontro da Juventude Metalúrgica, que teve como tema “Emprego e Meio Ambiente”.

Além do plantio das árvores, outro momento culminante do Encontro foi a distribuição da revista sobre meio ambiente, lançada oficialmente pelo Sindicato, com a presença da deputada federal Janete Pietá (PT), do Secretário Municipal do Meio Ambiente, Alexandre Kise, de vereadores, de toda a nossa diretoria, outros Sindicatos e da Força Sindical.

O presidente José Pereira dos Santos avalia: “O Sindicato fez um grande evento, divulgando a bandeira do meio ambiente e chamando atenção para a necessidade da inclusão social do jovem”. Pereira acredita no efeito irradiador desse tipo de iniciativa: “A sociedade precisa de bons exemplos e de motivação. Foi o que fizemos no domingo, com sucesso, felizmente”.

Continuidade - Para nosso secretário-geral Heleno B. da Silva, que também é secretário do Meio Ambiente da Força Sindical São Paulo, a ideia é dar continuidade às ações do 5º Encontro. Ele afirma: “Queremos massificar a luta ambiental e mobilizar a juventude em ações de defesa da natureza e de inclusão no mercado de trabalho”. Heleno acredita que a coletividade é receptiva a essas ações. “Nosso Encontro teve grande apoio da imprensa e contou com a presença de muitos sindicalistas, de autoridades e de empresas. Sinto que há uma vontade geral em avançar nas lutas ambientais e por inclusão social”.

Música - O 5º Encontro foi repleto de atrações. Apresentaram-se na tenda montada no Bosque Maia o Coral Renovação, da Vila Formosa, a Bandinha do Trânsito de Guarulhos, diversos grupos de hip hop, como o Facção Ideológica, grupos de samba e capoeiristas. Um dos pontos altos foi a apresentação do geógrafo e professor Alberto, da UnG, que, ao violão, cantou a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes.

Cidadania - Além das ações específicas ligados ao tema Emprego e Meio Ambiente, o 5º Encontro teve ações cidadãs pela Secretaria Municipal do Trabalho, como a expedição de Carteiras do Trabalho. Empresas como MTP, Dyna, Cummins e Valeo também apresentaram vídeos sobre proteção ambiental, reuso da água e reaproveitamento de sucata industrial. O Sindicato apresentou vídeo produzido pelo Departamento da Juventude, com depoimentos de jovens metalúrgicos. 

Leia também

Emissoras de rádio divulgam o 5º Encontro da Juventude Metalúrgica

Domingo tem Encontro da Juventude Será no Bosque Maia. Participe!

Programa transmite debate ao vivo, às 15 horas Nesta sexta: www.segredodosucesso.com.br

Rádios divulgam 5º Encontro da Juventude. Ouça nesta sexta. E compareça no domingo!

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email