Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Trabalhadora tem mão esmagada em prensa na Alumil

  Foto: Luciano Amarante
O Sindicato fez um grande protesto na Alumil (Cumbica), nesta terça-feira (20), a fim de denunciar o acidente sofrido pela operadora de máquina Janaina Pereira da Silva, de 24 anos. No dia 16 de outubro (sexta-feira), ela sofreu esmagamento na mão direita, enquanto operava uma prensa. A trabalhadora está internada no Hospital Geral de Guarulhos.

Nossos diretores José João da Silva (Jau), Elenildo Queiroz Santos (Nildo) e Daniel Hermínio Estevan comandaram o protesto na empresa, onde os mais de 70 empregados paralisaram a produção por mais de uma hora.

Jau lamenta o acidente sofrido pela operária, ressaltando que o Sindicato já encaminhou pauta de reivindicações na empresa, cobrando medidas preventivas para que não ocorram mais acidentes. “Além disto, existem outras reivindicações dos companheiros que colocamos nesta pauta”, acrescenta.

Nildo, do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador no Sindicato, comenta: “A empresa terá respeitar o que determina a NR 12 (Norma Regulamentadora), que trata da proteção em máquinas e equipamentos, o Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Similares (PPRPS) e a Convenção de Injetoras. O trabalhador precisa desenvolver sua atividade com a necessária segurança”.
 
Reivindicações - Além das questões específicas sobre prensas, a pauta de reivindicações entregue na Alumil exige a eleição da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), melhor distribuição de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), uniformes e botas. Reivindicamos também a aquisição de mais bebedouros, reparos nos que estão instalados e o fornecimento de café da manhã. A Alumil tem prazo de cinco dias para apresentar uma resposta.

Tower - O combate às deficiências em questões de segurança no local de trabalho é uma luta permanente. Dia 22 de setembro, Bruno César de Souza perdeu três dedos da mão direita em acidente ocorrido na Tower (Arujá). O Sindicato foi pra cima e a empresa já corrigiu as falhas no equipamento que provocou o acidente. Além disso, até novembro a empresa vai reforçar treinamento para todo pessoal envolvido com prensas.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email