Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Trabalhadores param contra
atraso do 13º na HRM


(Sindicato negocia e garante pagamento e acordo salarial)

 Foto: Claudio Omena
Os mais de 100 funcionários da HRM (Arujá) ficaram de braços cruzados por cerca de quatro horas na manhã desta quinta-feira (3), em protesto contra o atraso no pagamento da primeira parcela do 13º salário – que deveria ter sido depositada na segunda-feira, dia 30 de novembro, como determina a lei.

Os diretores Josete Machado Filho (Pepe), Juscelino Marcelino Moreira (Hulk) e Elizeu Sipriano de Paula estiveram na fábrica, assumindo as negociações que ocorreram durante toda a manhã.


Segundo o diretor Pepe, a insatisfação na fábrica era generalizada pois, além do atraso no 13º, o aumento salarial dos trabalhadores estava indefinido, já que o grupo patronal do setor (grupo 10) ainda não ofereceu proposta de reajuste referente à data-base (1º de novembro).

“A disposição dos companheiros da fábrica era não voltar ao trabalho até receber a primeira parcela do 13º e também cobravam uma definição sobre o reajuste salarial”, explica. Após várias reuniões com a direção da empresa, os diretores do Sindicato conseguiram negociar uma proposta.

Acordo - Ficou assim: a primeira parcela do 13º será paga dia 11 de novembro, com o compromisso da empresa de pagar a segunda parcela na data definida em lei (20 de dezembro); independente das negociações com o grupo 10, a empresa aceitou fechar o acordo salarial com base no índice de 6,53%, retroativo a 1º de novembro - que representa um aumento real de 2,26% (INPC do 4,18%).

O diretor Elizeu comenta: “Os companheiros da HRM agiram corretamente, mostrando que estão dispostos lutar por seus direitos e que confiam na autoridade do Sindicato para negociar com os patrões. Estão de parabéns!”.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email