Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Emoção, solidariedade e lazer marcam
encerramento do Psicoprofissional 2009

Cerca de 300 pessoas, entre alunos e voluntários, participaram dos eventos de final de ano do Programa de Apoio Psicoprofissional a Desempregados, neste final de semana. Durante os dias de atividades no Centro Educacional e Recreativo do Sindicato, em Vargem (SP), eles participaram de dinâmicas voltadas ao próprio Programa e também tiveram momentos de lazer. Os participantes do evento puderam utilizar o parque aquático e toda infraestrutura de lazer do Centro, que dispõe  também de restaurante e alojamentos confortáveis.

As atividades iniciaram-se no sábado (5), às 9 horas, com o Terceiro Encontro dos Voluntários do Programa. Os cerca de 40 participantes realizaram atividades voltadas às próprias ações do Psicoprofissional. Houve também dinâmicas de psicodrama, pelo psiquiatra José Alfredo Jabur.

Mudanças - No domingo (6) de manhã, os participantes ouviram palestras dos dirigentes do Sindicato e foram em seguida liberados para utilização das piscinas e demais equipamentos de lazer. Também no domingo, a  diretoria do Sindicato distribuiu vales para desempregados retirarem cestas-básicas dias 22 e 23.

Ao falar no evento, na manhã do domingo, o presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, destacou a capacidade humana de fazer mudanças e transformações: “Vocês, por meio dos cursos e do suporte psicológico recebido, mudaram os rumos de suas vidas”. E concluiu: “Isso significa que o Brasil e o mundo podem também ser mudados e melhorados. Mas isso requer consciência coletiva e participação política”.

Para Rosy Rodrigues, coordenadora-chefe do Programa, as atividades de final de ano foram marcadas por muita emoção. Ela afirma: “As pessoas são realmente gratas a esse trabalho e fazem questão de mostrar essa gratidão. Não foi possível conter a emoção e o choro”. 

Cidadania - Heleno B. da Silva, secretário-geral do Sindicato, destaca o fortalecimento da consciência cidadã: “A luta sindical é para melhorar o mundo. Mas isso só será possível com cidadãos atuantes, que defendam seus direitos e participem de movimentos sociais, como a luta ecológica. É isso que irá melhorar a vida da nossa cidade”.

Atendimentos - Em 2009, o Programa de Apoio Psicoprofissional de a Desempregados atendeu 2.230 pessoas, por meio de três iniciativas: “5S – a base para a qualidade”; “Oficina de Teatro/Grupo Terapêutico”; e “Seminário Desemprego e Mudanças”. Todos os participantes recebem certificados. O Programa, iniciado em 2002, já atendeu 21.558 pessoas.

Emprego - Os coordenadores do Psicoprofissional fazem um acompanhamento do aproveitamento dos formandos pelo mercado de trabalho. Segundo a psicóloga Solange Moncia, uma das coordenadoras do Programa, “o retorno ao mercado de trabalho chega a 75%”.

Leia também

Psicoprofissional encerra ano com evento em Vargem

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email