Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Planejamento com o Dieese

Seminário define diretrizes para
as lutas sindicais e políticas

O Sindicato realizou, de 10 a 12 de dezembro, em Praia Grande, Seminário de Planejamento Estratégico, coordenado pelo Dieese. O evento reuniu a diretoria e assessorias, além de palestrantes e sindicalistas de outras entidades, a fim de definir o plano de ação de nosso Sindicato frente aos desafios econômicos e políticos de 2010. Também foram definidas metas de médio prazo, para os próximos três anos.

Para nosso presidente José Pereira dos Santos, a retomada do crescimento econômico e a necessidade de maior participação política dos trabalhadores requerem dirigentes cada vez mais qualificados. “Temos de ser cada vez menos diretores e cada vez mais dirigentes”, argumenta Pereira.

Clementino Vieira, presidente da Confederação dos Metalúrgicos da Força (CNTM), também ressaltou a importância de um constante preparo: “A qualificação do dirigente tem de ser permanente”.

Paulinho - Outra presença de peso no Seminário foi a de Paulo Pereira da Silva (Paulinho), presidente da Força Sindical e deputado federal pelo PDT. Ele relatou parte do seu trabalho na Câmara e antecipou: 2010 começará com forte luta pela redução da jornada para 40 horas, sem redução de salário. Paulinho também chamou atenção para as eleições: “O Brasil precisa continuar crescendo e praticando as políticas de inclusão social iniciadas no governo Lula”. E alertou: “Os trabalhadores não vão aceitar retrocesso político e econômico”.

Palestra - A palestra do Seminário ficou por conta de João Guilherme Vargas Netto, consultor sindical. Ele considerou muito positiva a atuação sindical em 2009, que, em sua opinião, foi decisiva para o Brasil vencer a crise. “A unidade do movimento sindical e a mobilização em torno de uma agenda comum, principalmente em defesa dos empregos e por aumento no salário mínimo, foi fundamental para a superação da crise”. O consultor destaca o papel de Lula: “O presidente da República se empenhou diretamente no combate à crise e ouviu as propostas dos sindicalistas”.

O cenário de 2010, para Vargas Netto, é de forte crescimento econômico: “A economia está tão bem que na minha avaliação por volta de maio ou junho os trabalhadores estarão lutando por uma antecipação salarial. Nem vão esperar a chegada das datas-bases”.

Política - Uma das resoluções emanadas do Seminário de Planejamento Econômico é a maior participação política dos trabalhadores. Os metalúrgicos devem ampliar a atuação, para que o peso econômico da categoria se reflita nas decisões políticas e influa na definição de políticas públicas. Ficou também definida uma forte participação no processo eleitoral de 2010.

Leia também

Seminário de planejamento faz avaliação da economia e traça perspectivas

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email