Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Combate às doenças no ambiente
de trabalho é nossa prioridade

O aparecimento de lesões por esforço repetitivo (Ler) e doenças osteomoleculares relacionadas ao trabalho (Dort) em nossa categoria é crescente, colocando em risco a saúde do trabalhador, além de trazer diversos transtornos e instabilidade às suas famílias.

Preocupado em garantir uma vida saudável e produtiva aos metalúrgicos, o Sindicato aproveita a passagem do Dia Internacional da Prevenção à Ler-Dort, em 28 de fevereiro, para fazer um alerta aos companheiros sobre como se proteger e prevenir esses problemas.

Não é por acaso que essas duas doenças estão avançando. O fato é que as empresas estão forçando o ritmo de trabalho, exigindo diversas tarefas do mesmo funcionário e adotando tecnologias que forçam a repetição. O presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, afirma: “A vida humana está acima de qualquer valor. Não admitimos que a busca do lucro sacrifique a saúde e lesione trabalhadores”.

Alto custo - Além dos problemas gerados ao trabalhador, as LER/Dort são responsáveis por um grande número de afastamento da produção. Quando prolongado, o afastamento provoca redução salarial, sem contar que abarrota a Previdência, com pedidos de benefícios. Só no ano passado, eles custaram à Previdência brasileira R$ 10,7 bilhões!
Fica evidente que é mais certo, mais humano e mais econômico investir na prevenção.

Procure o Sindicato - Se você apresenta algum dos sintomas relacionados às LER/Dort ou suspeita que o ambiente da fábrica provoca doenças do trabalho, procure imediatamente o Departamento de Saúde do Trabalhador do Sindicato. Você receberá orientações e contará com toda assistência trabalhista, previdenciária e jurídica necessária para defender os seus direitos individuais. Além disso, você também ajuda o Sindicato a exigir correção dos ambientes e das rotinas de trabalho inseguras e insalubres.

Atendimento - Na sede do Sindicato, na rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos. Telefone é 6463.5339. Fale com o diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo).

O Departamento de Saúde do Trabalhador do Sindicato também coloca à disposição consultas com o médico do trabalho. Os metalúrgicos com suspeita ou que já tenham confirmado casos de Ler/Dort ou outras doenças ocupacionais recebem diagnóstico e indicações de tratamento. Este serviço de consultas com médico do trabalho funciona com hora marcada. Ligue no telefone 6463.5317 e fale com Andréa ou Rodrigo.

Mais informações - O trabalhador também pode procurar o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador). Lá, o portador de LER/Dort recebe assistência médica gratuita. Em Guarulhos, o Cerest fica na rua Carutapera, 163, Vila Augusta. Para agendar a consulta, ligue 6472.5492.

O Cerest pode emitir a CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho), documento essencial para garantir direitos à licença médica e aposentadoria pela Previdência Social. A CAT também assegura estabilidade no emprego, por até 30 meses, prevista na Convenção Coletiva dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.

Clique na imagem e veja o Boletim

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email