Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Jornada de 40 horas
só traz vantagens

A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanas é de autoria do atual senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) – então deputado federal quando a proposta foi apresentada, em 1995. Ela foi aprovada na Comissão Especial, constituída na Câmara dos Deputados para analisar o tema, com parecer favorável do relator, deputado Vicentinho (PT-SP), mas ainda não foi a votação no plenário.

Com a PEC aprovada, a jornada de trabalho cairá de 44 para 40 horas, mantendo o salário do trabalhador. Segundo o Dieese, essa redução de jornada pode aumentar em muito o nível de emprego. Pelos cálculos, a jornada de 40 horas pode gerar até 2 milhões de novos postos de trabalho.

Qualificação - Outra vantagem da redução é que o trabalhador passará a ter mais tempo para a qualificação profissional ou complementação dos estudos.

Lazer - Com mais tempo livre, o trabalhador ampliará seu tempo de convívio familiar e para lazer.

Acidentes - Boa parte dos acidentes de trabalho é consequência do excesso de jornada imposto pelas empresas. A redução da jornada ajudará na redução dos acidentes.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email