Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Trabalhadores aprovam: convênio
na Rio Negro será opcional

  Foto: Claudio Omena
Acaba o impasse na Rio Negro – Soluções Usiminas. Assembleia de trabalhadores nesta sexta (12/2) aprovou os novos critérios para o convênio médico. Vale registrar que a mudança proposta anteriormente pela empresa, que impunha um novo convênio, mais caro, havia sido rejeitada pela unanimidade de trabalhadores na semana passada.

A melhoria só aconteceu, agora, depois de muita negociação e pressão do Sindicato, que conseguiu: nada será imposto; a adesão ao novo convênio é opcional. A Rio Negro (Jardim São Roque, Guarulhos) tem cerca de 600 funcionários.

História - A Rio Negro queria impor aos trabalhadores a troca de convênio médico por um preço bem acima do que é descontado atualmente. A assembleia do dia 20 de janeiro rechaçou a imposição.

O Sindicato apoiou a decisão dos companheiros e pressionou a empresa para melhorar a proposta. “Ficou claro, desde o início, que os companheiros não aceitariam nenhuma imposição”, afirma nosso diretor José João da Silva (Jau).

A pressão deu resultado: agora, a empresa se compromete a manter o convênio atual sem alteração de valores. Quem quiser optar pelo novo convênio poderá fazê-lo, mediante desconto de 6% do salário. Também foi aprovado que os trabalhadores contratados a partir da próxima semana na Rio Negro serão atendidos pelo novo convênio.

Diretores - A assembleia foi coordenada pelo secretário-geral Heleno Benedito da Silva, e os diretores José João da Silva (Jau), Elizeu Sipriano de Paula, José Dilton Braga da Silva (Vanuza), Elenildo Queiroz Filho (Nildo) e José Carlos Santos Oliveira (Chorão). Heleno afirma: “Os trabalhadores se uniram e não aceitaram a imposição. Sempre que há união entre Sindicato e trabalhadores o resultado é positivo”.

Pauta - Na mesma assembleia desta sexta (12), foi aprovado por unanimidade que seja elaborada uma pauta de reivindicações a ser apresentada à diretoria da Rio Negro, tendo como um dos itens o trabalho em sábados alternados.

Belsan - Também nesta sexta, o Sindicato coordenou assembleia na empresa Belsan (Cidade Satélite, Cumbica) com os diretores Cabeça, Heleno, Alex Sandro de Lima e Eronides Rafael Galdino (Lula). Foi aprovado pagamento da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) referente a 2008 e 2009, com aumento de 17% em relação a 2007. O dinheiro estará na conta dos companheiros em março.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email