Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Sindicato marca presença na luta
pela prevenção às Ler/Dort

A crescente pressão por aumento da produtividade, a monotonia das atividades repetitivas nas linhas de produção e a falta de aplicação nas empresas de políticas voltadas à prevenção de doenças relacionadas ao esforço repetitivo têm gerado um número alarmante de casos de LER/Dort. No setor metalúrgico, a ocorrência vem crescendo, devido o ritmo acelerado e de condições inadequadas de trabalho.

O nome LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) refere-se a um conjunto de doenças que atingem principalmente os membros superiores, provocando irritações e inflamação nos músculos, nervos e tendões. Em casos extremos pode causar sérios danos aos tendões, dor e perda de movimentos.

O esforço excessivo, má postura, stress e más condições de trabalho contribuem para o aparecimento das LER/Dort, que têm sintomas semelhantes à dor de reumatismo ou de esforço estático, como a dor causada quando se segura algo com o braço, por longo tempo, sem movimentá-lo. Há formigamentos e dores que dão a sensação de queimadura ou às vezes frio localizado.

Combate - Com o aumento da gravidade do problema, o movimento sindical tem se empenhado na conscientização dos trabalhadores sobre seus direitos e como prevenir estas doenças. Uma destas ações ocorrerá na próxima sexta-feira (26), no calçadão da rua D. Pedro (Centro de Guarulhos), em comemoração ao Dia Mundial de Prevenção as Ler/Dort – que é celebrado dia 28 de fevereiro. Serão desenvolvidas várias atividades educativas, a partir das 8 horas, em barracas que serão montadas no local.

O diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo), do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador do Sindicato, explica: “O objetivo é orientar a população sobre as doenças relacionadas ao trabalho. Vamos distribuir cartilhas informativas durante o evento”. Quem passar pelo calçadão também poderá participar de ginástica laboral e obter orientação jurídica sobre acidentes de trabalho e as Ler/Dort.

Notificação - Nildo ressalta que, ao constatar a LER/Dort, o trabalhador deve fazer a emissão do CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) para que haja notificação ao INSS, independente do afastamento do trabalho. Se constatado incapacidade para o trabalho, será afastado e receberá o auxílio doença acidentário.

O evento terá a participação do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e dos Sindicados dos Químicos, Frentistas e Servidores Municipais. As barracas e os voluntários estarão à disposição durante toda a manhã.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email