Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Sindicalistas fazem manifestação
pela prevenção das doenças Ler/Dort

(nesta sexta, no calçadão, Centro, Guarulhos)

Sindicalistas metalúrgicos e de outras categorias profissionais fazem manifestação na manhã desta sexta (26), no Centro de Guarulhos, visando chamar atenção para a alta incidência das doenças geradas pelo esforço repetido nos ambientes de trabalho, as chamadas LER-DORT.

Para se ter ideia do avanço das LER-DORT, basta dizer que o registro de doenças ocupacionais pela Previdência teve aumento de 200%. Essa alta é resultado de uma alteração de procedimentos da Previdência (Nexo Técnico Epidemiológico), que cruza dados entre doença, atividade profissional e empresa, comprovando, dessa forma, a ocorrência efetiva da doença.

Nosso diretor Elenildo Queiroz (Nildo), responsável pelo Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador do Sindicato, afirma: “A mudança introduzida pelo Nexo Técnico Epidemiológico dificulta para a empresa maquiar a doença”. Com isso, a real incidência das LE|R-DORT fica demonstrada e o trabalhador pode obter o benefício previdenciário.

Local - O ato desta sexta (26) será no calçadão da rua D. Pedro, no Centro de Guarulhos, e visa marcar posição do sindicalismo em relação ao Dia Mundial de Prevenção às LER-DORT,  em 28 de fevereiro (domingo). O ato será das 8 às 11 horas.

Médicos - Médicos do Trabalho do Cerest (Centro de Referência de Saúde do Trabalhador) farão plantão numa das tendas no local. Os Sindicatos dos Químicos e dos Servidores Municipais vão dispor numa segunda tenda de advogados para assistência aos interessados. Numa terceira tenda, sindicalistas metalúrgicos, do comércio, frentistas, vigilantes e de outras categorias vão dar orientações ao público e também distribuir panfleto com informações sobre doenças no trabalho.

Pressão - A crescente pressão por aumento da produtividade, a monotonia das atividades repetitivas nas linhas de produção e a falta de aplicação nas empresas de políticas voltadas à prevenção de doenças relacionadas ao esforço repetitivo têm gerado um número alarmante de casos de LER/Dort. No setor metalúrgico, a ocorrência vem crescendo, devido o ritmo acelerado e de condições inadequadas de trabalho.

O nome LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) refere-se a um conjunto de doenças que atingem principalmente os membros superiores, provocando irritações e inflamação nos músculos, nervos e tendões. Em casos extremos pode causar sérios danos aos tendões, dor e perda de movimentos.

O esforço excessivo, má postura, stress e más condições de trabalho contribuem para o aparecimento das LER/Dort, que têm sintomas semelhantes à dor de reumatismo ou de esforço estático, como a dor causada quando se segura algo com o braço, por longo tempo, sem movimentá-lo. Há formigamentos e dores que dão a sensação de queimadura ou às vezes frio localizado.

Objetivos - O diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo), do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador do Sindicato, explica: “Vamos orientar a população sobre as doenças relacionadas ao trabalho e distribuir cartilhas informativas”.

Ginástica - Quem passar pelo calçadão também poderá participar de ginástica laboral e obter orientação jurídica sobre acidentes de trabalho e as Ler/Dort.

Notificação - Nildo ressalta que, ao constatar a LER/Dort, o trabalhador deve fazer a emissão do CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) para que haja notificação ao INSS, independente do afastamento do trabalho. Se constatado incapacidade para o trabalho, será afastado e receberá o auxílio doença acidentário.

Mais informações – Diretor Nildo: 2463.5317
Ou no site: www.diesat.org.br

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email