Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Sindicato orienta sobre prevenção
às LER/Dort no calçadão da D. Pedro


Nosso Sindicato foi linha de frente na manifestação desta sexta-feira (26), no calçadão da rua D. Pedro (Centro de Guarulhos), realizada com o objetivo de chamar a atenção da população para a prevenção das doenças do trabalho. Durante toda a manhã, foram distribuídos panfletos e cartilhas sobre as doenças causadas por esforço repetitivo nos ambientes de trabalho.

O evento marcou posição do movimento sindical em relação ao Dia Mundial de Prevenção às LER-Dort (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), celebrado em 28 de fevereiro. A manifestação, das 8 às 11 horas, também teve a presença de dirigentes dos Sindicatos dos Servidores Municipais, Comércio, Químicos e Frentistas.

As atividades voltadas à informação sobre diagnóstico e prevenção destas doenças foram orientadas por médicos e voluntários do Cerest (Centro de Referência da Saúde do Trabalhador). A presença de advogados serviu para orientar os trabalhadores sobre direitos e como buscar apoio junto à Previdência.

Elenildo Queiroz Santos (Nildo), do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador do Sindicato, afirma: “O evento foi um sucesso, pois atendemos dezenas de pessoas. Nosso objetivo foi orientar a população quanto ao diagnóstico e prevenção das doenças do trabalho, além das questões jurídicas sobre os direitos do trabalhador e como proceder junto à Previdência Social”.

Para Walquíria Kazas, coordenadora do Cerest, o trabalhador tem que trabalhar, mas não adoecer por causa disso. Ela comenta: “O trabalhador tem que pensar em uma aposentadoria digna e sem doença. Por isso, precisa cuidar da saúde agora. É necessário prestar atenção ao seu ambiente de trabalho, verificar se é de qualidade, para não deixar que uma doença ocupacional prejudique sua vida no futuro. Aos empresários, cabe investir em tecnologia e ergonomia, criando ambientes saudáveis para seus funcionários”.

Confira as imagens


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email