Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Paulinho e Pereira reafirmam
luta pela jornada de 40 horas

 Foto: Claudio Omena
O principal item da agenda política do sindicalismo, hoje, é a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional que institui jornada de 40 horas semanais. Mas, para isso, será preciso vencer a resistência da bancada patronal na Câmara dos Deputados e colocar a matéria em votação.

Esse foi o centro da mensagem de Paulo Pereira da Silva, Paulinho da Força, no ato realizado na manhã da segunda (5/4) na sede do Sindicato. Paulinho (PDT-SP) falou para cerca de 250 pessoas, entre as quais 80 metalúrgicos da nossa base.

Nosso presidente José Pereira dos Santos endossou a fala de Paulinho: “Temos de aproveitar que estamos em ano eleitoral e pressionar cada deputado na questão das 40 horas, começando pelos que são da nossa cidade e da nossa região”.

O deputado Paulinho informou que dia 13 de abril (terça) haverá um grande ato unificado das Centrais sindicais pela aprovação das 40 horas. E orientou: “Para ir a votação, a matéria das 40 horas depende de decisão dos líderes partidários. Nossa pressão, neste momento, deve ser principalmente sobre cada um desses líderes”.

Voto - O presidente José Pereira dos Santos mencionou também a desproporção da representatividade na Câmara, onde apenas 53 dos 513 deputados são ligados aos trabalhadores. “Nós, trabalhadores, somos maioria. E devemos ser maioria não só na hora de votar, mas também para eleger nossos representantes”.

Lado - A fala de Paulinho foi precedida de  palestra do consultor sindical João Guilherme Vargas Netto. Ao analisar o ambiente eleitor de 2010, ele disse ser natural que setores como o grande empresariado e a grande mídia tomem partido e definam seus lados. E recomendou: “Cabe a nós, trabalhadores, também definir nosso lado, em defesa dos nossos direitos e legítimos interesses”.

Vargas Netto também citou dados dando conta de que, hoje, 32% dos trabalhadores brasileiros já fazem jornada semanal de “40 horas ou menos”, sem redução de salário.


Leia também

Paulinho presta contas do mandato em reunião no Sindicato

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email