Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Sindicato participa na Fiesp de
ato por jornada de 40 horas

Será nesta terça, a partir das 9 horas

Nosso Sindicato participa, nesta terça (13), em frente à Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na avenida Paulista, em São Paulo, de ato unificado pela redução da jornada para 40 hora semanais. O objetivo é pressionar a entidade patronal a responder pauta entregue pelo movimento sindical dia 12 de março, cobrando a abertura de negociações sobre a questão da redução da jornada.

José Pereira dos Santos, nosso presidente, afirma: “A classe patronal brasileira fala muito em Primeiro Mundo. Portanto, queremos que ela aplique, aqui em nosso País, jornada e salário também de Primeiro Mundo, e não de Terceiro ou Quarto”.

Nas fábricas - Paralelamente à mobilização na Fiesp, o Sindicato tem buscado negociar redução da jornada fábrica por fábrica. Nosso secretário-geral Heleno B. da Silva conta: “Aqui em nossa base tem várias empresas multinacionais, em cujos países de origem a jornada é menor do que 40 horas”. E pergunta: “Se a jornada na matriz é menor, por que aqui na filial tem de ser maior?”

Em Brasília - Além da mobilização e pressão sobre o patronato, o movimento sindical continua tentando pôr em votação, na Câmara dos Deputados, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que institui jornada de 40 horas. Para Josinaldo José de Barros (Cabeça), nosso vice-presidente, os deputados estão fazendo corpo mole. Ele diz: “Os líderes dos partidos estão cedendo à pressão das entidades patronais, que são contra a redução da jornada”. Mas adverte: “Nem por isso, vamos deixar de falar com cada deputado e de exercer nosso direito de pressionar”.

Paulinho - O deputado que mais se destaca na luta pelas 40 horas é Paulo Pereira da Silva (Paulinho), do PDT, partido que fechou questão a favor da redução da jornada. Paulinho também é presidente da Força Sindical. Todas as Centrais apoiam as 40 horas.

O ato na Fiesp, nesta terça, começa às 10 horas.

Mais informações:
www.diap.org.br

E nos sites das Centrais:
www.fsindical.org.br, www.cut.org.br, www.ugt.org.br, www.cgtb.org.br, www.portalctb.org.br e www.ncst.org.br

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email