Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Personagem do mês
Severino Xique-Xique, um pernambucano
arretado a serviço de Guarulhos


O site do Sindicato inaugura a seção “Personagem do mês”, retratando pessoas de destaque na cidade, especialmente aquelas ligadas ao mundo do trabalho e ao movimento sindical.

A série começa com o ex-subdelegado do Trabalho de Guarulhos, Severino Xique-Xique, que do alto dos seus 86 anos ainda mantém intacta a sua lucidez, como também conserva seu espírito patriótico e amor ao povo brasileiro, com um carinho especial aos seus irmãos nordestinos. Como se diz no Nordeste, é um cabra arretado, ou seja, firme, disposto e pau pra toda obra.


Reportagem de Luiz De Salvo Neto (Titico) e fotos de Claudio Omena.

Praticamente não existe uma só pessoa em Guarulhos que não conheça, nunca viu ou pelo menos nunca ouviu falar em Severino Xique-Xique. Figura folclórica, principalmente quando foi candidato a prefeito e saía montado em seu jegue pelas ruas da cidade, Severino é uma das pessoas mais respeitada pelo seu carisma e por ter sido por muitos anos subdelegado do Trabalho em Guarulhos.

Casado e pai de sete filhos homens (todos “cabras machos”), Severino Monteiro de Aquino ou simplesmente “Xique-Xique”, como gosta de ser chamado, nasceu em 16 de março de 1924 na pequena cidade de Sanharol, no interior pernambucano. Logo após servir na Aeronáutica, durante a 2ª Guerra Mundial (participou da campanha do Atlântico Sul, comandada pelo Brigadeiro Eduardo Gomes), veio para São Paulo e se instalou justamente em Guarulhos.

A juventude - Severino conta detalhes da 2ª Guerra: “Não cheguei a disparar um único tiro durante todo o período em que fiquei nas bases militares brasileiras no Norte e Nordeste, mas lembro que vivíamos em constante tensão. Patrulhávamos os mares brasileiros à procura de submarinos e navios de guerra da Alemanha. Lá fiz muitos e grandes amigos”.
 
Terminada a Guerra, “Xique-Xique” continuou na carreira de funcionário público, mas cuidando de questões relacionadas ao trabalho. Trabalhou por 17 anos na Subdelegacia do Trabalho (12 anos como subdelegado e cinco respondendo pelo expediente) e atualmente está aposentado. “Tenho orgulho em dizer que sou funcionário público há 52 anos, contando o período da Aeronáutica”, diz.

Na Subdelegacia do Trabalho, Severino faz questão de ressaltar: “Minha assinatura está no registro profissional de muitas pessoas influentes na cidade. Sempre procurei respeitar o trabalhador, que é quem movimenta este País. Sofri muito na minha vida e sei como é difícil conseguir alguma coisa. Sou do tempo do pau de arara, foi como vim para São Paulo, e dói saber que muitos nordestinos ainda fazem esta jornada”.

O amigo Edmilson Felipe Nery, presidente da Associação dos Trabalhadores Metalúrgicos Aposentados de Guarulhos (Atmag), elogia: “O Severino sempre foi amigo dos trabalhadores desta cidade. Sempre que tínhamos algum problema em uma empresa, com greve, era só ir para a DRT (Delegacia Regional do Trabalho) que a solução aparecia. Ele é amigo e parceiro dos metalúrgicos e tem livre acesso ao nosso meio”.

Política - Fã incondicional de Getúlio Vargas – “foi o maior brasileiro que este País já teve”, diz – Severino é categórico: “Se houvesse realmente democracia plena, não teríamos tantos escândalos, como colocar dinheiro na cueca. A verdadeira democracia vai aparecer quando o trabalhador for maioria nas Câmaras Municipais, nas Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional”.

E vai além: “Enquanto os homens do dinheiro comandarem este País, não haverá Lula que conseguirá colocar a casa em ordem. Quem faz o poder econômico é o trabalhador, e isto está mais que provado”.

Hoje, aos 86 anos de idade e mesmo doente (está com Mal de Parkinson e Alzheimer), Severino Xique-Xique continua percorrendo as ruas de Guarulhos, parando a todo instante para conversar. “O calor das pessoas, com sua honestidade e simplicidade, faz bem para a alma”, comenta.

Sobre o futuro do Brasil, Severino garante: “Está enganado o poder econômico que acha que o trabalhador vai se entregar. Eles ainda vão dominar este País. Vão eleger cada vez mais vereadores, deputados, senadores e um outro presidente da República”.

Como diz a letra da música de Milton Nascimento, “Amigo é coisa pra se guardar/Debaixo de sete chaves/Dentro do coração/Assim falava a canção”, é assim que todos os que conhecem Severino Xique-Xique o vêem. Um homem calejado, folclórico, mas um amigo para todas as horas.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email