Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Guarulhos é presença destacada
na Conferência da Classe Trabalhadora

(30 mil sindicalistas participam)

O movimento sindical brasileiro, mais uma vez, deu mostras de força e unidade. E isso ficou evidente na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, dia 1º de junho, no estádio do Pacaembu, na capital paulista. O evento reuniu 30 mil sindicalistas, de 4.500 entidades de todo o País, para apreciar e votar a Agenda dos Trabalhadores. O documento, com 249 itens e seis eixos estratégicos, será, agora, entregue a todos os candidatos a Presidente da República.

Nosso Sindicato esteve na linha de frente dessa mobilização, com uma delegação de 200 pessoas, entre diretores, aposentados, assessores e muitos trabalhadores de diversas fábricas da base.

Além do entusiasmo de sempre, a delegação dos Metalúrgicos de Guarulhos se destacava pela faixa lembrando que estivemos na Conclat em 1981 e agora marcávamos presença na Conferência de 2010, ou seja, 29 anos depois.

Nosso presidente José Pereira dos Santos, à frente da delegação, afirma: “Em 1981, vivíamos numa ditadura e a economia brasileira estava em crise. Hoje, a democracia está consolidada e o País atravessa uma fase de forte crescimento”. E arremata: “Naquela época, quem nos governava era um general; hoje, é um companheiro metalúrgico”.

Clique aqui e confira imagens da Conferência
Agenda - Por volta das 13h30, os 30 mil sindicalistas aprovaram por unanimidade um extenso documento, com seis eixos estratégicos, anteriormente discutido pelas Centrais, com suporte do Dieese. O documento é a plataforma da classe trabalhadora. Ele será, primeiramente, entregue a todos os candidatos a Presidente da República. Mas a Agenda será enviada, também, a cada membro do Congresso Nacional. Nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) diz: “Queremos que todos os candidatos, de todos os partidos, e todos os parlamentares da Câmara e do Senado conheçam o pensamento, as reivindicações e as propostas dos brasileiros”. E arremata: “Vamos cobrar respeito às nossas propostas”.

Política - Organizada pelas Centrais Força, CUT, Nova Central, CTB e CGTB, a Conferência é um marco político da classe trabalhadora brasileira. A opinião é de Heleno B. da Silva, secretário-geral do Sindicato. Ele afirma: “Os trabalhadores, seguindo o exemplo de Lula e do companheiro Paulinho, entendem que precisam ocupar mais espaço político e influir na vida da Nação”.

Documento - O departamento de imprensa do Sindicato filmou o evento e colheu vários depoimentos. O material será exibido no circuito interno do Sindicato, vai ser mostrado em seminários e também servirá como documento de um importante evento do sindicalismo brasileiro.


AntesDuranteDepois

Nossos diretores chegam ao estádio do PacaembuSindicalistas da Força e demais Centrais durante eventoNa saída, sindicalistas comemoram Conferência

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email