Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Sindicato orienta sobre novas
regras para planos de saúde

As novas regras estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para planos de saúde entram em vigor nesta segunda-feira (7) em todo o País. A partir desta data, as operadoras são obrigadas a incluir na cobertura básica um total de 70 procedimentos, além de ampliar o limite de consultas em algumas especialidades.

As novas medidas valem para planos de saúde contratados a partir do dia 2 de janeiro de 1999. Entre os novos procedimentos está o transplante de medula óssea por meio de doação de parentes ou de banco de medula, procedimentos odontológicos como a colocação de coroas e blocos dentários e exame de imagem para identificação de câncer em estágio inicial e avançado. O número mínimo de consultas em especialistas como fonoaudiólogo, nutricionistas e psicólogos foi elevado.

Com frequência, nosso Sindicato recebe reclamações sobre o atendimento precário dos planos de saúde que atendem os trabalhadores da base. Pó isso, os companheiros que possuem planos devem ficar atentos às mudanças e à qualidade do atendimento desses planos, pois a inclusão dos novos procedimentos obrigatórios deve acirrar o debate entre operadoras e consumidores.

Custos - É bom ficar atento também a variações nos custos. De acordo com a ANS, as mudanças não terão grande impacto, mas a elevação pode ser repassada exatamente no caso de contratos de grupos, ou seja, os contratos celebrados por empresas e que beneficiam grupos de trabalhadores.

A lista completa de procedimentos e exames pode ser conferida no site da Agência Nacional de Saúde (www.ans.gov.br). As reclamações sobre problemas no atendimento podem ser comunicadas ao Sindicato, mas os usuários também devem procurar os órgãos de defesa do consumidor – como o Procon.

Mais informações:
www.procon.sp.gov.br
www.idec.org.br

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email