Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Trabalhadores param três fábricas
e exigem respeito a seus direitos

A chamado dos trabalhadores, o Sindicato participou de três paralisações em empresas da base nesta terça (13). Foram feitas assembleias, com paralisações, na Aresta (Cidade Industrial, Cumbica), Artet (Jardim São Geraldo) e Steola (Porto da Igreja), movimentando mais de 180 metalúrgicos.

Na Aresta, os cerca de 90 trabalhadores cruzaram os braços das 7h30 às 11 horas, reivindicando refeição, implantação de convênio médico e fim do banco de horas. O Sindicato protocolou na semana passada documento com prazo de cinco dias para a empresa apresentar resposta, o que não ocorreu.

Nesta terça, os funcionários pararam de trabalhar, exigindo resposta da Aresta. Hulk conta: “Os companheiros querem comer decentemente e ter um plano de saúde extensivo aos familiares.

Durante a paralisação, a empresa pediu reunião pra quinta-feira (15) e manifestou interesse em negociar positivamente para os trabalhadores”. A proposta de reunião quinta no Sindicato foi colocada em votação, os trabalhadores aprovaram e voltaram ao trabalho. Sexta (16) haverá outra assembleia na porta da fábrica para anunciar o resultado da reunião.

A ação na Aresta foi coordenada pelos diretores José Barros da Silva Neto, Juscelino Marcelino Moreira (Hulk) e Sonia Regina Dombski.

Steola - Os mais de 70 trabalhadores cruzaram os braços das 7 às 8h30 desta terça-feira (13), em ação coordenada pelos diretores Pedro Pereira da Silva (Zóião), Josete Machado Filho (Pepe) e Ricardo Pereira de Oliveira. O Sindicato protocolou documento dando prazo para a empresa responder a uma pauta de reivindicações.

Os trabalhadores querem que seja regularizada a situação dos constantes atrasos no pagamento dos salários, adiantamentos quinzenais, abonos salariais (2009 e 2010), férias a serem gozadas e os recolhimentos do FGTS, INSS e Imposto de Renda; manutenção dos benefícios de cesta básica, assistência médica e refeição; pagamento regular das rescisões trabalhistas; implantação do programa de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) exercícios de 2007 e 2009; e a criação de uma Comissão de
Trabalhadores para participar, junto com o Sindicato, das negociações da PLR de 2010.

Artet - Nesta empresa, no Jardim São Geraldo, os cerca de 25 trabalhadores cruzaram os braços das 7 às 9 horas, devido ao atraso no pagamento (que deveria estar na conta dos funcionários dia 5). O movimento foi coordenado pelos diretores Elizeu Sipriano de Paula e José Dilton Braga da Silva (Vanuza). Os companheiros voltaram ao trabalho após a direção da fábrica se comprometer a participar de uma reunião nesta quarta (14), no Sindicato, a fim de resolver a questão.



Trabalhadores da Aresta durante paralisação por direitos e conquistas


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email