Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Sindicato exige e máquina
na Messastamp é interditada

A segurança do trabalhador vem em primeiro lugar e, sempre que algum companheiro sofre acidente dentro de uma empresa, o Sindicato procura apurar os fatos e toma as providências cabíveis. Foi assim na Messastamp (Cidade Satélite, Cumbica), onde um trabalhador de 27 anos teve esmagamento parcial do punho da mão direita, em acidente ocorrido no final da semana passada.

Nesta segunda-feira (19), os diretores Elenildo Queiroz Santos (Nildo), do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador, e Juscelino Marcelino Moreira (Hulk) estiveram na fábrica, acompanhados de três fiscais da Vigilância Sanitária/Cerest (Centro de Referência da Saúde do Trabalhador), que interditaram a máquina que provocou o acidente. O equipamento ficará fora de uso, até que a empresa apresente laudo pericial atestando que o equipamento está em condições de uso.

As medidas são exigências da Norma Regulamentadora-12 (NR-12) e do Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Similares (PPRPS). Nildo informa: “Além de interditar a máquina, identificamos falha em outro equipamento, que não tem lençol de luz – muito importante para se evitar acidentes com mutilações em trabalhadores. Foi dado um prazo de 10 dias para a Messastamp resolver o problema”.

Com relação ao acidente, que feriu o trabalhador, Nildo denuncia: “Não houve uma preparação adequada para o rapaz operar a prensa. Ele estava com apenas uma semana na empresa. Para prevenir novos acidentes, o Sindicato vai cobrar a elaboração imediata do PPRPS na Messastamp”. Amanhã (21), o diretor e os fiscais farão vistoria em máquinas da Fitametal, empresa que pertence ao mesmo grupo empresarial.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email