Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Sindicato cobra medidas contra desemprego
nas autopeças em audiência com ministro

O secretário-geral do Sindicato, Heleno Benedito da Silva, participou de uma audiência com o ministro Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), na quarta-feira (4), em Brasília. No encontro, estavam dirigentes sindicais ligados à Força Sindical e empresários dos setores de fundição, máquinas e autopeças.

A reunião teve como o objetivo reivindicar do ministro proteção à produção nacional nestes segmentos industriais, que estão sendo prejudicados pelo aumento das importações de ferramentas, moldes usados e outros equipamentos. As dificuldades geradas pela competição desigual, facilitada pela valorização do cambio, ameaça eliminar 100 mil postos de trabalho no setor.

Heleno considerou o encontro como “muito produtivo”. “Precisamos aumentar nossa competitividade no mercado nacional e internacional, para enfrentar a concorrência chinesa”, ressalta.

O secretário-geral do Sindicato informa: “Pedimos ao ministro maior empenho do governo nesta questão. Além da concorrência dos produtos chineses, temos problemas graves com contrabando. Além disso, o governo baixou medidas que facilitam a entrada no País de equipamentos e maquinário usado. Precisamos ter uma maior fiscalização”.

Ficou decidido que será criada uma comissão, formada por sindicalistas, empresários, parlamentares e também com representante do Ministério, que vai discutir e apresentar sugestões que possam revitalizar a competitividade brasileira no setor. O ministro Miguel Jorge disse que o governo brasileiro está aberto a discussão.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email