Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Palestras e shows reúnem mais
de 300 jovens no 6º Encontro

O Sindicato realizou, com sucesso, mais um Encontro da Juventude Metalúrgica. Foi domingo (15), no Teatro Adamastor (Centro, Guarulhos). Com o tema central “Participação Política do Jovem”, o evento contou também com a presença de diretores do Sindicato, da Força Sindical e de representantes da Prefeitura de Guarulhos.

A parte da tarde do 6º Encontro teve roda de capoeira, com números de dança, grupos de hip hop, cover oficial de Michael Jackson, samba-rock e bandas de rock.

Outro tema tratado no Encontro foi qualificação profissional. O diretor Alex Sandro de Lima, do Departamento da Juventude do Sindicato, afirma: “Trabalhador sem qualificação não encontra emprego. E quando encontra fica com os empregos piores e os salários mais baixos”. Alex lembra que a formação profissional ajuda, “e ajuda muito”, na busca do primeiro emprego.

Sucesso - Quem já está empregada é Mayara Dias Ferreira, 16 anos, ex-aluna do Instituto Cultural e Esportivo “Meu Futuro” – entidade mantida pelo Sindicato, que beneficia 162 crianças carentes do Parque Primavera. Ela foi contratada pela empresa Modine. Mayara cobra mais políticas públicas para a juventude e convoca os jovens: “Temos de lutar por nossos direitos, com ensino de qualidade e cursos de qualificação profissional”.

Outro caso de sucesso é o de Bruno Ferreira, 18 anos, auxiliar de produção da Omel Bombas (Cumbica). Ele conta: “Saí do ‘Meu Futuro’ há dois anos direto para o primeiro emprego, na Omel. Participo das atividades do Sindicato e dos eventos. Aprendi muito com essa convivência e adquiri uma forte consciência cidadã. Atualmente curso o 3º colegial e ainda vou fazer faculdade de Engenharia”.

Suelene Alves dos Santos, 37 anos, operadora de máquinas da Morilo (Cumbica), também gosta dos encontros da juventude. Ela afirma: “Participo porque é bom ficar por dentro do que acontece na nossa categoria e na sociedade. Tudo que for para o bem da comunidade tem meu apoio. Os jovens precisam de mais oportunidades e de cursos que os qualifiquem para o mercado de trabalho”.


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email