Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

  Campanha Salarial 2010  

Sindicato presente em ato unitário
na Fiesp por aumento real

 Fotos: Claudio Omena
A Força Sindical e a União Geral dos Trabalhadores (UGT), suas Federações e Sindicatos filiados, dos setores da indústria, comércio e serviços no Estado de São Paulo, realizaram manifestações unitárias, na manhã desta quarta (25), para a entrega das pautas de reivindicações das campanhas salariais de 2010 das categorias vinculadas à Fiesp (Federação das Indústrias) e à Fecomércio (Federação patronal do comércio).

A campanha salarial dos trabalhadores com data base no segundo semestre, que reúne mais de 2 milhões de trabalhadores do comércio, indústria e serviços, será unitária.

O primeiro ato, iniciado às 10 horas em frente à Fiesp, na avenida Paulista, reuniu dezenas de Sindicatos de trabalhadores no setor metalúrgico, da indústria alimentícia, químico, padeiros, aeroviários, gráfico, de laticínios, têxteis e do comércio da Capital e várias regiões do Interior. A pauta de reivindicações foi entregue por uma comissão de sindicalistas liderada pelo presidente interino da Força Sindical, Miguel Torres.

Nosso Sindicato participou, com uma delegação de vários companheiros da diretoria e metalúrgicos da nossa base. O presidente interino Josinaldo José de Barros (Cabeça) e o secretário-geral Heleno Benedito da Silva integraram a comissão de dirigentes que entregou nossa pauta de reivindicações ao patronato.

Durante o ato, vários dirigentes usaram a palavra, defendendo um aumento real significativo para os salários. Todos reforçaram que a situação de caixa das empresas, com altos índices de produtividade, além da forte atividade econômica – tanto na indústria quanto no comércio – favorece as negociações com o patronato pela concessão de um aumento salarial justo.

Nos discursos, também houve referência às eleições gerais de 3 de outubro, destacando que os trabalhadores devem aproveitar este momento para estimular o voto em candidatos comprometidos com a classe trabalhadora. O presidente licenciado da Força Sindical, deputado federal Paulo Pereira da Silva (Paulinho), que estava presente levando apoio aos sindicalistas, não se manifestou.

Comércio - Em seguida, os manifestantes se dirigiram à Fecomercio, na Bela Vista, região central da Capital, onde outra comissão de sindicalistas liderada pelos presidentes da UGT e da Fecomerciários (Federação dos Comerciários), Ricardo Patah e Luiz Carlos Motta, respectivamente, entregaram a pauta da campanha salarial dos comerciários.

Amanhã (25), entregaremos pauta na Fiesp

Pauta aprovada na sexta (20) será entregue quarta (25) na Fiesp

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email