Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Metalúrgica da Modine é vice-campeã
mundial de Ju-Jitsu Morganti

Quem vê aquela morena, simpática e bonita, descer do ônibus na entrada da Modine (Bonsucesso) jamais imaginaria estar diante de uma vice-campeã mundial em luta marcial. É Viviane Andrade Militão – uma goiana de 35 anos, praticante de Ju-Jitsu Morganti (uma variação do jiu-jitsu) – que chega à fábrica, para mais uma jornada de trabalho como operadora de máquina.

Viviane disputou o campeonato mundial na categoria Master (acima de 30 anos), realizado no ginásio do Circulo Militar no Ibirapuera, em São Paulo, dias 8,  9 e 10 de outubro. Ela se destacou em todas as lutas que fez nos três dias de competição, mas perdeu o combate final para uma atleta pernambucana.

Início - Solteira, Viviane diz que sempre gostou de praticar esporte: “Comecei fazendo musculação, até um dia em que me convidaram para ir à uma academia de ju-jitsu. Adorei a modalidade e comecei a praticar com meu Sensei Wernei Cardoso, que é tricampeão mundial. Só tive a ganhar com esta prática, pois sempre sofri com a bronquite e cheguei até a sair desacordada do trabalho para o hospital. Desde que comecei a lutar, nunca mais tive crise”.

A metalúrgica explica as diferenças entre sua modalidade e a tradicional: “No jiu-jitsu, as características são desequilibrante e luta no chão. No ju-jitsu, que é a minha especialidade, além do desequilíbrio e o chão, há golpes traumatizantes”.

 Fotos: José Gomes
Para se manter em forma, Viviane treina todas as quartas-feiras. “Antes treinava mais, de segunda a sexta-feira, mas como mudei de horário de trabalho na fábrica tive que adaptar meus treinos. Mas continuo em forma e querendo muito mais na minha especialidade”, diz a atleta.

Patrocínio - Viviane teve apoio da Modine e da Vitor Lazer para disputar o mundial. Agora também contará com o incentivo do nosso Sindicato, que vai fornecer quimonos para a atleta-trabalhadora nas próximas competições. “Sem este apoio não conseguiria me manter no esporte”, explica a operadora de máquina.

Atualmente graduada da faixa roxa, em dezembro Viviane participará de uma nova competição, desta vez para promoção de faixa. “Estou me preparando para conseguir a faixa marrom (passo seguinte da graduação), e para mais competições em 2011”, garante. Além do vice-campeonato mundial, a atleta tem no currículo medalhas dos campeonatos paulista e brasileiro de ju-jitsu.

Recado – Viviane também é uma profissional atenta a tudo que ocorre no seu setor de atividade e aos interesses trabalhistas, sendo que se esforça também para participar de todas as atividades desenvolvidas pelo Sindicato como assembleias e eventos sociais e de formação promovidos por nossa entidade. “É importante você ficar sabendo tudo o que ocorre em nossa categoria, para não dizer depois que não sabia”, comenta.

Para os demais trabalhadores, ela dá um recado: “Pratique qualquer atividade esportiva. Uma caminhada diária já faz bem para o corpo e a mente. Você trabalha com mais disposição, e tem mais forças para enfrentar os problemas do dia a dia. É melhor cuidar da saúde agora, para não sofrer mais tarde. Eu, por exemplo, consegui vencer minhas crises de bronquite”.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email