Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Sindicato pede dissídio de greve na SBB
(paralisação, contra abusos, completa nove dias)

O Sindicato vai ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP) pedir julgamento de dissídio de greve na SBB - Sociedade Brasileira de Blindagens (Jardim Cumbica, Guarulhos). A empresa, com cerca de 50 funcionários, vem cometendo várias irregularidades e abusos contra os trabalhadores.

O pedido de julgamento é resultado da negativa da empresa em negociar a pauta de reivindicações. Além de não negociar com o Sindicato, a empresa faltou a uma mesa-redonda na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) de Guarulhos na última segunda-feira. Nesta quinta, houve mesa-redonda na SRTE da Capital, mas o representante da SBB se negou a negociar a pauta.

O advogado Igor Boni Freire, do Jurídico do nosso Sindicato, explica: “Estamos atuando em duas frentes. Uma é a fiscalização da fábrica. Outra é o pedido de julgamento da greve no Tribunal”. Na mesa-redonda, ele fez um extenso relato dos abusos e irregularidades na SBB, que foi confirmado por depoimento de dois metalúrgicos presentes ao local.

Abusos - A SBB mantém funcionários sem registro em Carteira; não paga Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR); não tem Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes); hora extra é paga fora do holerite; não recolhe o Fundo de Garantia; retém o recolhimento da Previdência dos empregados; e o refeitório não tem higiene.

Na mesa-redonda na SRTE, nesta quinta, surgiram novas denúncias contra a SBB, inclusive dando conta de problemas na estrutura do prédio, no setor de pintura. O dr. Igor resume: “A situação na empresa é de calamidade. Confiamos na fiscalização da SRTE e na decisão do Tribunal como forma de conter esses abusos”.

Leia também

Continua a paralisação na SBB

SBB falta à mesa redonda, e a greve continua

Greve contra abusos e por direitos continua na SBB

Companheiros da SBB cruzam os braços por direitos e contra abusos patronais


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email