Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Campanha Salarial 2010

Salários sobem 9% e abono vai para 24%

 Fotos: Claudio Omena
Companheiro(a): está praticamente encerrada a campanha salarial dos 800 mil metalúrgicos ligados à Força Sindical no Estado de São Paulo. O acordo salarial, com quase todos os grupos patronais, e principais, assegura reajuste salarial de 9% para os trabalhadores. Em 2009, o índice variou entre 6,53% e 6,57%.

Real - O ganho real geral, este ano, será de 3,42%. É o maior índice dos últimos seis anos, uma vez que em 2004 o aumento real geral foi de 4%. Mas os ganhos reais, na prática, serão superiores, pois os Pisos tiveram aumentos diferenciados. Por exemplo, um dos Pisos do setor de autopeças aumenta 14,5%, propiciando ganho real ao trabalhador de 8,7%, aproximadamente.

Abono - Outro avanço importante da campanha deste ano é o abono salarial. Em 2009, o benefício ficou em 17%. Agora, subiu para 24%, com a vantagem de que nos grupos Sindipeças (autopeças) e Sindisider (siderurgia) ele será quitado ainda durante o mês de dezembro, em duas parcelas de 12%.

Mulher - Avanço importante também da negociação é na licença-maternidade da metalúrgica. Em dois grupos, ou seja, nas empresas dos setores de autopeças e fundição, a licença da trabalhadora sobe de 120 para 180 dias.

Avaliação - Nosso presidente José Pereira dos Santos avalia: “O acordo traz uma série de ganhos efetivos sobre a negociação de 2009, como aumento real maior, abono com mais 7% e ampliação da licença-maternidade”.

Beneficiados - Até o momento, os acordos contemplam cerca de 90% da categoria. A negociação com o Grupo 10 prossegue. Já com o Sindimotor a campanha vai a dissídio no Tribunal Regional do Trabalho. Outros grupos patronais menores devem adotar o padrão dos acordos.

Detalhes - Nos próximos dias, o Sindicato divulgará, detalhadamente, acordo por acordo, com os itens principais e os ganhos mais significativos para os trabalhadores.

O reajuste se aplica a partir de 1º de janeiro. Já o abono de 24% começa a ser pago em novembro.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email