Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Trabalhadores da SBB obtêm
conquistas no Tribunal do Trabalho

Os cerca de 40 funcionários da SBB - Sociedade Brasileira de Blindagens (Jardim Cumbica, Guarulhos), que fizeram greve de 16 dias contra as irregularidades na empresa, saíram-se vitoriosos em  reunião de conciliação, quinta (18), no Tribunal Regional do Trabalho, em São Paulo.

Perante o Tribunal, a SBB se comprometeu a cumprir os seguintes itens em acordo assinado entre as partes: compensar, futuramente, conforme cronograma, os dias parados da greve, que já foram integralmente pagos; fazer  eleição de Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) a partir de março; negociar com o Sindicato pagamento de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados); fornecer cesta básica e convênio médico a partir de março; pagar o reajuste salarial relativo à data-base do ano passado; regularizar a situação dos funcionários que estão sem registro em Carteira; e atualizar os depósitos de FGTS e INSS.

A conciliação foi acompanhada pelo nosso Sindicato, por meio da advogada Maria José Alves e do diretor Eronides Rafael Galdino (Lula). Dra. Maria José comenta: “Foi uma conquista importante. Os trabalhadores não tinham nada, de segurança a higiene, de Carteira assinada a benefícios. Mas agora podem ter um futuro bem melhor na fábrica”.

Fiscalização - Nossa advogada confirmou que, independentemente do acordo no TRT, continuará a fiscalização na SBB  pela Gerência Regional do Trabalho de Guarulhos (ex-DRT). Ela diz: “Quinta mesmo, enquanto ocorria a audiência no Tribunal, um fiscal estava na fábrica fazendo levantamento das irregularidades”. A fiscalização foi pedida por nosso Sindicato. Ao final da fiscalização, a SRT fará relatório completo dos problemas detectados.

Assembleia - Na próxima terça (23), o Sindicato fará assembleia com os trabalhadores da SBB para explicar os passos dados até agora.

Leia também

Cheia de irregularidades, SBB falta a audiência no TRT

SBB está cheia de irregularidades! (Sindicato denuncia, Ministério comprova)

Laudo da gerência do Trabalho comprova irregularidades na SBB

Greve na SBB continua e chega ao 14º dia

Sindicato pede dissídio de greve na SBB

Continua a paralisação na SBB


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email