Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Acidente mata trabalhador na Prensal

Sindicato cobra punição rigorosa!

O Sindicato quer a apuração das causas e punição severa dos responsáveis pela morte do operário José Benedito Pereira. Ele morreu sexta-feira, dia 26 de novembro, ao cair do telhado da fábrica Prensal (Jardim Munhoz, Guarulhos). A queda ocorreu de uma altura aproximada de oito metros.

Nosso diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo), do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador no Sindicato, conta: “O companheiro era do setor de produção e foi escalado para fazer serviço de manutenção”. Segundo Nildo, o acidente aconteceu após o encerramento do expediente: “José Benedito teria que sair às 15h30, mas foi mandado pela chefia para fazer o serviço. O acidente aconteceu por volta das 16h45”.

Protesto - Na manhã da terça (30), o Sindicato paralisou a fábrica, em protesto contra o acidente fatal e para cobrar apuração das responsabilidades. “O clima era de revolta e tristeza”, testemunha nosso diretor Pedro Pereira da Silva (Zoião), que participou da manifestação.

Providências - O Sindicato está cuidando de providências junto às autoridades, mas esbarra em dificuldades, devido à falta de documentos. “Nem sabemos se foi feita CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). Também queremos cópia do Boletim de Ocorrência”.

O Sindicato encaminhou nesta quarta (1º) pauta de reivindicações à Prensal, exigindo saúde e segurança no trabalho, inclusive eleição de Cipa. A gerência regional do Trabalho (ex-DRT) já foi acionada. Houve também comunicação ao Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e ao Ministério Público.

Problemas - Problemas não são novidades na Prensal. Tempos atrás, ela funcionava em forma de cooperativa, de modo ilegal. O Sindicato foi à luta e conseguir pôr fim à irregularidade, garantindo o registro dos funcionários.

José Benedito Pereira era ajudante de produção, tinha 28 anos, casado, pai de dois filhos.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email