Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Coletiva de imprensa faz balanço
positivo de 2010 e aponta desafios

O Sindicato realizou na manhã desta quinta (23), na sede, a tradicional entrevista coletiva de final de ano, para apresentação do balanço de 2010. Participaram cinco emissoras de TV, um jornal diário e uma emissora de rádio. Na coletiva, o Sindicato também lançou a cartilha “Conquistas dos Metalúrgicos”, que, além dos dados econômicos, aponta os principais avanços nas lutas sociais e cidadãs.

Dados - Na campanha salarial, o Sindicato obteve 3,42% de aumento real para os salários (9% de reajuste ante inflação de 5,39%); as conquistas de PLR – Participação nos Lucros e/ou Resultados - ultrapassam R$ 60 milhões, beneficiando em torno de 36 mil metalúrgicos. Houve também conquistas específicas, por fábrica, como cesta-básica, equipamentos de segurança e redução da jornada de trabalho.

Cartilha - Serão impressas 25 mil Cartilhas, em formato de bolso, com 32 páginas, que serão distribuídas aos sócios do Sindicato. A distribuição começa a ser feita na segunda quinzena de janeiro, pelos nossos diretores.

Pereira - Nosso presidente José Pereira dos Santos destaca: “A divulgação, por meio da imprensa, visa mostrar à coletividade os resultados efetivos da ação sindical”. Para Pereira, o sindicalismo ajuda a distribuir renda na base: “O aumento do poder aquisitivo do metalúrgico alimenta todo o ciclo econômico. Ou seja, o comércio vende mais, a indústria aumenta a produção e o Estado arrecada mais”.

2011 - Na coletiva, houve várias perguntas de jornalistas sobre as perspectivas de 2011. Segundo nosso secretário-geral Heleno B. da Silva, uma das marcas da ação sindical no período será a busca de trabalho decente: “Não aceitamos que a esta altura da história trabalhadores ainda morram em acidentes ou percam a saúde dentro das fábricas”.

Qualificação - Josinaldo José de Barros (Cabeça), vice-presidente do Sindicato e atual presidente do Dieese, defende uma política nacional de qualificação profissional: “Capital, trabalho e governo devem se unir nessa luta. Precisamos, também, de mais investimentos no ensino técnico”.


Editorial do Pereira - Coletiva em Guarulhos divulga ação sindical

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email