Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Vitória na Persico!
Trabalhadores conquistam folga
no sábado e jornada menor

A reação dos mais de 400 companheiros da Persico Pizzamiglio (Jardim Cumbica), que rechaçaram a decisão da empresa de alterar os horários de trabalho sem negociar com os empregados, deu resultado: vitória nas negociações conduzidas pelo Sindicato. Além de conseguir folga em sábados alternados, a jornada será reduzida de 44 para 43 horas semanais. Quem for demitido nos próximos 30 dias receberá um salário extra.

Na semana passada, após assembleia que rejeitou a imposição da nova escala de horários, o Sindicato protocolou documento na Persico, dando cinco dias de prazo para a empresa apresentar nova proposta. Quinta (27), as negociações foram abertas, com a participação dos diretores José João da Silva (Jau), Elizeu Sipriano de Paula, Elenildo Queiroz Santos (Nildo) e José Carlos Santos Oliveira (Chorão).



 

O diretor Jau comenta: “A implantação de um novo turno, sem anuência dos trabalhadores e homologação do Sindicato, seria alteração unilateral de contrato de trabalho. Outra reivindicação, era o fim da imposição de trabalho todos os sábados”.

Jornada - No acordo, aprovado em assembleia na segunda (31), não só foi aceito o trabalho em sábados alternados, como houve redução na jornada de trabalho. Para não haver conflito no descanso dos trabalhadores (da entrada à saída do serviço deve haver um descanso de uma hora), e para atender a reivindicação de trabalho aos sábados alternados, a Persico concordou em abrir mão de uma hora a favor dos seus funcionários. Isso representa a redução na jornada.

Outro detalhe: se a Persico demitir algum empregado nos próximos 30 dias, vai pagar um salário extra. As propostas foram aprovadas por unanimidade pelos companheiros.

Alleanza - O Sindicato também teve sucesso nas negociações nesta empresa, localizada no Jardim Munhoz. Os cerca de 20 companheiros não vão mais trabalhador todos os sábados. Eles reivindicaram sábados alternados e conseguiram: a mudança começa a valer a partir do dia 5 de fevereiro. A assembleia, realizada nesta segunda-feira (31) à tarde, foi coordenada pelo diretor Josete Machado Filho (Pepe).

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email