Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Sindicato participa de ato
sobre prevenção das LER/Dort

O Sindicato participou, nesta segunda-feira (28), de manifestação visando chamar atenção para o combate às doenças causadas pelo esforço repetido nos ambientes de trabalho. O evento, das 8 às 13 horas no Poupatempo de Guarulhos, bairro do Macedo, marcou a celebração do Dia Internacional de Prevenção às LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteo-musculares relacionadas ao trabalho).

A manifestação reuniu sindicalistas de várias categorias, que montaram uma barraca no portão de entrada do Poupatempo e distribuíram folhetos e cartilhas com informações sobre a prevenção das LER/Dort. O ato também teve a presença de técnicos do Cerest (Centro de Referência de Saúde do Trabalhador) que, junto com os dirigentes sindicais, orientavam as pessoas sobre como e onde buscar ajuda para o tratamento.

O diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo), responsável no Sindicato pelo Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador, ressalta: “As pessoas sofrem muito com esse tipo de doença, exatamente por não saber o que fazer ou a quem recorrer para buscar ajuda quando começam a sentir os sintomas. Também é preciso garantir que a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) seja feita”.

Pressão - Nildo explicou que outro objetivo da manifestação foi ampliar a conscientização das pessoas para o perigo do avanço da incidência das doenças relacionadas a esforços repetitivos, decorrentes da crescente pressão por aumento da produtividade e a monotonia das atividades repetitivas nas linhas de produção modernas.

 

Fotos: José Gomes

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email