Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Sindicato realiza 1º Encontro
de Cipeiros em Mairiporã

O Sindicato promoveu, no último sábado
(26), o 1º Encontro de Cipeiros realizado
na subsede de Mairiporã (Terra Preta),
que reuniu 15 metalúrgicos – entre eles, trabalhadores eleitos para as Cipas
(Comissão Interna de Prevenção de
Acidentes) de empresas instaladas na cidade e companheiros interessados em obter mais informações sobre saúde e a segurança nos locais de trabalho.


Após um café da manhã, os presentes acompanharam palestra com nosso diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo), responsável pelo Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador do Sindicato. O evento, organizado pelo diretor Ricardo Pereira de Oliveira – coordenador da subsede, teve a presença do secretário-geral do Sindicato, Heleno Benedito da Silva, além dos diretores Evandro Pereira da Silva, Augusto Valdomiro Knupp, Antonio Francisco da Silva, José Pedro da Silva (Carioca), Josete Machado Filho (Pepe), Pedro Pereira da Silva (Zóião) e Paulo Sérgio de Godoy.

Ricardo Pereira observou que a base do Sindicato em Mairiporã é formada por 53 empresas, que empregam mais de 1.700 trabalhadores. Ele ressaltou: “Nosso objetivo é que todas as fábricas tenham Cipas funcionando. Por isso, realizamos esse evento, para que os trabalhadores saibam da importância que é ter cipeiro atuante no ambiente de trabalho”.

Heleno destacou que a principal bandeira do Sindicato este ano será o trabalho decente. “Os cipeiros têm um papel fundamental para levar essa luta adiante, empenhando-se na garantia de locais de trabalho saldáveis e seguros. Não adianta eleger-se para a Cipa, pensando apenas em ter estabilidade. É preciso mais, e não ter medo de reivindicar melhores condições de trabalho para todos os companheiros”.

 Fotos: Claudio Omena
Palestra -
A palestra de Nildo aos trabalhadores abordou questões relacionadas a acidentes e doenças do trabalho. Nosso diretor afirma: “Muitos trabalhadores estão sofrendo mutilações nas fábricas, além de outros tantos que perdem a vida porque o patrão não oferece um ambiente de trabalho seguro”.

Nildo lembrou que nesta segunda-feira, dia 28 de fevereiro, é celebrado o Dia Internacional de Prevenção às LER/Dort . “Os números impressionam. São milhares de companheiros que deixam suas casas para trabalhar e vão parar no hospital. Muitos não retornam para seus lares. É preciso conscientização para a saúde e a segurança. E este é o principal papel do bom cipeiro”.

Aprovado - Ricardo Batista Novaes, prensista há mais de 4 anos na Sinterfreios, elogiou a realização do encontro de cipeiros: “Foi um evento muito importante, porque é participando de palestras como esta que o trabalhador ganha consciência dos perigos que corre dentro da fábrica. Foi um verdadeiro aprendizado o que tive aqui hoje!”

A auxiliar administrativa e cipeira da MM Componentes, Tatiane Gomes Dias, salienta: “É bom o trabalhador saber e ter consciência sobre quais são os seus direitos e deveres dentro de uma fábrica. Se você vê algo errado dentro da empresa, é sua obrigação buscar solução para o problema e alertar seus companheiros sobre os riscos que ele corre. Foi muito útil para mim participar deste encontro”.

Casado e pai de um filho, o líder de produção na Astek Damião Santos de Melo comenta: “Participei de um curso de Cipa há algum tempo, e não tive tanta informação como me foi passada nesta manhã. Muita coisa eu não conhecia e vou colocar em prática na fábrica e na minha casa”.

O encontro terminou por volta das 12 horas de sábado. Todos os participantes receberam certificados fornecidos pelo Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador do Sindicato.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email