Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Sindicato busca equiparação
salarial nas fábricas

O Sindicato vem atuando forte, em toda a base, visando eliminar as diferenças de salários entre companheiros que executam as mesmas funções nas fábricas em que trabalham. A luta é para que as empresas implantem Plano de Cargos e Salários e regularizem os casos em que devem promover a equiparação salarial, como determina o Artigo 461, da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

A legislação prevê igualdade salarial para quem executa as mesmas tarefas. Veja o que diz o Artigo 461 da CLT: “Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade, entre pessoas cujo tempo de serviço na função não seja superior há dois anos”.

Steel Rol - Nesta semana, o Sindicato protocolou documento na Steel Rol, cobrando a implantação de um plano de equiparação salarial na empresa. A proposta foi aprovada pelos companheiros na segunda-feira (14), junto com uma pauta que também pleiteia a distribuição grátis de uniformes e equipamentos de proteção individual (EPIs), registro correto na Carteira e pagamento conforme a função desempenhada.

Valeo - No ano passado, mais de 300 companheiros foram beneficiados com a equiparação salarial conquistada na Valeo. A luta foi iniciada em julho de 2009, a partir de pauta de reivindicação aprovada na fábrica e negociações mantidas por nosso Sindicato com a empresa. A vitória ocorreu em duas etapas: em fevereiro, a equiparação beneficiou 220 companheiros; em novembro, foram mais 96.

Procure o Sindicato - A diretoria vai intensificar essa luta e pede que, em todas as fábricas onde há necessidade de equiparação salarial, os companheiros procurem nossos diretores. Os avanços só ocorrem quando os trabalhadores se unem e se mobilizam.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email