Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Governo Federal garante medicamentos
grátis para hipertensão e diabetes

É isso mesmo. Desde 14 de fevereiro, medicamentos para hipertensão e diabetes vêm sendo distribuídos gratuitamente pelo governo federal. O interessado deve comparecer com receita médica - seja de rede pública ou particular, CPF e documento com foto em uma das mais de 15 mil farmácias do programa Farmácia Popular (privada e credenciada) espalhadas por todo o Brasil.

A iniciativa faz parte do programa “Aqui Tem Farmácia Popular” - Saúde Não Tem Preço, lançado pelo governo federal, dia 3 de fevereiro, em Brasília. Na ocasião, a presidente Dilma Rousseff reafirmou compromissos firmados durante a campanha eleitoral: “Eu tenho a satisfação de honrar esse compromisso que assumi. Essas duas doenças prejudicam cada vez mais a saúde de homens e mulheres em nosso País. É dever do Estado proporcionar a todos o acesso a medicamentos”.

Expansão - O “Farmácia Popular” deve alcançar até o final do ano a meta de 600 unidades próprias. Com a rede privada credenciada, são 15.873 estabelecimentos em 5.565 municípios. Criado em 2004, o programa conta hoje com 547 farmácias administradas pelo governo federal e Ministério da Saúde e 15.326 unidades privadas cadastradas ao programa “Aqui Tem Farmácia Popular”.

Atenção: outros medicamentos têm descontos de até 90%. Clique aqui e veja tabela do Ministério da Saúde.

Dados obrigatórios e legíveis na receita médica
Nome, CRM e assinatura do médico; endereço completo do médico; nome e endereço completo do paciente; e data da receita médica.

Documentos necessários para compra
Próprio paciente - Receita médica, CPF e documento com foto.
Para crianças - Receita médica, CPF do pai ou mãe e documento com foto.
Para terceiros - Receita médica, CPF do paciente e procuração por instrumento público ou particular com firma reconhecida em cartório.

Veja alguns medicamentos distribuídos gratuitamente:
Diabetes - Cloridrato de Metformina, 500mg; Cloridrato de Metformina, 850mg; Glibenclamida, 5mg; e Insulina Humana, 100ui.

Hipertensão - Atenolol, 25mg; Captopril, 25mg; Cloridrato de Propranolol, 40mg; Hidroclorotiazida, 25mg; Losartana Potássica, 50mg; e Maleato de Enalapril, 10mg. 

Mais informações: www.saude.gov.br
Ligue grátis: 0800 61 1997

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email