Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Metalúrgicos em Brasília pela redução da jornada

Os metalúrgicos de Guarulhos e Região foram representados pelo Sindicato no grande ato desta quarta (25), em Brasília, para pressionar os parlamentares a aprovar a PEC 231/95, que estabelece a redução da jornada semanal de trabalho para 40 horas, sem redução dos salários. A manifestação, convocada pela Força Sindical e demais Centrais, reuniu mais de 500 sindicalistas de todo o País no Salão Negro do Congresso Nacional.

Nosso Sindicato enviou oito representantes à manifestação, entre eles o presidente José Pereira dos Santos e o secretário-geral Heleno Benedito da Silva. Acompanhados pelos dirigentes da Força Sindical, UGT, CTB, CGTB, Nova Central e CUT, os sindicalistas foram recebidos pelo presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS).

Antes do ato, na parte da manhã, houve concentração no Salão Verde, que dá acesso ao plenário da Câmara dos Deputados, quando uma carta destacando a importância da redução da jornada foi entregue a todos os parlamentares que passavam pelo local.

Guarulhos - O Sindicato vai marcar reunião com os deputados federais que representam a cidade, para obter deles o compromisso com a votação favorável à jornada de 40 horas. “Vamos marcar visitas aos escritórios políticos da Janete Pietá, do PT, e do Carlos Roberto, do PSDB”, afirma nosso presidente Pereira.

Omissão - Pereira critica a omissão do Poder Legislativo, que vem adiando a votação da matéria. “Quando o Legislativo se omite e não produz as leis necessárias e justas, a sociedade acaba recorrendo ao Judiciário. Estamos vendo o Supremo decidir em lugar dos legisladores. E isso não ajuda o avanço da democracia”, ele argumenta.

O deputado Marco Maia, que é sindicalista, reconheceu a importância das Centrais para o crescimento e desenvolvimento do País, afirmando ter orgulho de receber os trabalhadores com tapete vermelho. Antes da entrada dos sindicalistas na Câmara, foi estendido um tapete vermelho na rampa de acesso ao Parlamento para receber os trabalhadores. Marco Maia considerou que não será fácil a tarefa de aprovação da redução da jornada e se colocou à disposição das Centrais para avançar no processo. Ele disse, ainda, que pretende articular uma “câmara de negociação” na para agilizar a colocação do projeto em pauta.

O presidente da Força, Paulo Pereira da Silva (Paulinho), registrou a satisfação de os trabalhadores terem sido recebidos com tapete vermelho, e anunciou o início de uma campanha permanente de mobilização pelas 40 horas. “Nunca estivemos tão perto de viabilizar a votação da redução da jornada nos últimos 16 anos”, disse Paulinho.


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email