Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Sindicato apoia e participa do Projeto Soma


Dono de restaurante, Biri separa óleo usado

O Sindicato incentiva todas as ações sérias e consequentes, que estejam voltadas à defesa efetiva do meio ambiente e da vida sustentável no planeta. Por isso, apoia e participa do Projeto Soma, desenvolvido pela Organização Não Governamental (ONG) Ecoficina. Semanalmente, o óleo de cozinha usado no restaurante ao lado do Sindicato (Restaurante do Biri) e no restaurante e lanchonetes do Clube de Campo (Parque Primavera) é recolhido para reutilização, reciclagem e descarte consciente.

Além disso, em nossa sede, subsedes, Clube de Campo, Colônia de Férias (Caraguatatuba) e no Centro Recreativo (Vargem), são disponibilizados recipientes específicos para a coleta de lixo reciclável.

Heleno Benedito da Silva, secretário-geral do Sindicato e secretário de meio ambiente da Força Sindical/São Paulo, comenta: “Estamos fazendo nossa parte e também levamos o projeto às fábricas. Todo mundo deve colaborar com a melhor qualidade de vida. Isso não é só para o presente, mas principalmente para o futuro dos nossos filhos”.

Óleo - Rodrigo Barea, coordenador do projeto, informa que somente na sede do Sindicato já foram recolhidos 120 litros de óleo. “No Clube, foram 500 litros, desde que implantamos o projeto, há um ano”, ressalta. Ele destaca ainda que apenas um litro de óleo de cozinha usado pode poluir até 20 mil litros de água potável. “Se as empresas e os trabalhadores, em suas casas, reciclarem o óleo de cozinha já vão contribuir muito para a preservação da natureza”, completa.

O coordenador do projeto Soma explica que o óleo de cozinha reciclado pode virar sabão, ração animal, rejunte de vidro, lubrificante e ser usado até em produtos cosméticos. Ou seja, existe uma infinidade de vantagens em se coletar e separar o produto. “O que não pode é ser descartado na natureza, para poluir rios e, consequentemente, a água que bebemos”, diz. 

A Ecoficina fica na rua Paraná, 39, Vila Augusta, telefone 2447.2494. 

Mais informações: www.ecoficina.org.br

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email