Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Sindicato apoia campanha contra os agrotóxicos

O Sindicato tem como bandeira de luta melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. E isso se faz com emprego decente e respeitando o meio ambiente. Por isso, nossa entidade apoia a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, lançada dia 7 de abril – Dia Mundial da Saúde. O movimento é organizado por mais de 20 entidades e movimentos sociais.

A campanha, que pretende realizar atividades em todo o País, visa abrir um debate com a população sobre a falta de fiscalização no uso, consumo e venda de agrotóxicos, contaminação dos solos e das águas, além de denunciar os impactos dos venenos na saúde dos trabalhadores, das comunidades rurais e dos consumidores nas cidades.

O secretário-geral do Sindicato e secretário de meio ambiente da Força Sindical/São Paulo, Heleno Benedito da Silva, destaca: “A campanha envolve entidades de diferentes setores da sociedade civil brasileira, mobilizando movimentos sociais, entidades ambientalistas, estudantes e organizações ligadas à área da saúde”.

Heleno denuncia que o Brasil está em primeiro lugar no ranking do consumo de agrotóxicos, devido à falta de controle e fiscalização adequada sobre as multinacionais do setor. “Mais de um milhão de toneladas de veneno foram jogados nas lavouras em 2010, de acordo com dados do sindicato dos produtores de defensivos agrícolas. Isso corresponde a um consumo de 5,2 litros de veneno por cada brasileiro ao ano”. 

Os agrotóxicos já ocupam o quarto lugar no ranking de intoxicações. Ficam atrás apenas dos medicamentos, acidentes com animais peçonhentos e produtos de limpeza. Essas fórmulas podem causar esterilidade masculina, formação de cataratas, reações alérgicas, distúrbios neurológicos, respiratórios, cardíacos, pulmonares, no sistema imunológico, na produção de hormônios e desenvolvimento de câncer.

Segundo a coordenação da campanha, “com a aplicação exagerada de produtos químicos nas lavouras do País, o uso de agrotóxicos está deixando de ser uma questão relacionada especificamente à produção agrícola e se transforma em um problema de saúde pública e preservação da natureza”.

Para participar da campanha, em São Paulo, ligue 3392.2660 ou 7181.9737. E-mail contraosagrotoxicos@gmail.com.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email