Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Em defesa da infância
e contra a exploração

Certas situações a consciência mundial moderna já não aceita. Uma delas é a exploração de crianças, no trabalho ou em atividades ainda mais degradantes.

Nos últimos anos, essa consciência ganhou força e o próprio movimento sindical adotou como uma das nossas bandeiras o combate à exploração infantil.

Aqui em Guarulhos, muitas pessoas e entidades trabalham em prol da criança. E nosso Sindicato tem orgulho de ser uma delas. Desde 2002, mantemos em nosso Clube de Campo o Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro, que hoje beneficia diretamente 142 crianças e adolescentes carentes do Parque Primavera.

Construímos em nosso Clube de Campo, junto ao verde e à natureza, uma bela sede para o Instituto, onde crianças e adolescentes são tratados com respeito e carinho e também recebem complementação escolar.

Além de prestar assistência direta aos alunos e oferecer programas de geração de renda para suas famílias, já colhemos belos frutos desse trabalho. Ainda recentemente, testemunhei o relato de uma professora da região, dando conta de que seus alunos que haviam passado pelo Meu Futuro obtinham um rendimento acima da média, eram mais sociáveis e receptivos ao aprendizado.

Outro fruto dessa nossa atividade é o encaminhamento dos jovens ao mercado de trabalho. Ao completar 16 anos, o adolescente atinge a idade-limite e sai do Instituto. Temos tido o cuidado de encaminhar muitos desses jovens ao mercado e visto vários deles, ao obter seu emprego, passar a ser o arrimo da família.

O Sindicato não faz esse trabalho sozinho. Temos pessoas, entidades e empresas parceiras, que somam esforços e contribuem para o ensino e a dignidade dos milhares que, nesses oito anos, já foram beneficiados pelo Meu Futuro.

Eu fui criado no Vale do Jequitinhonha, em Minas, uma das regiões mais atrasadas do Brasil. Tive infância dura. Trabalhei pesado desde criança. Sei o quanto isso custa. Por isso, quando pude, passei a investir no amparo, na formação e na qualificação por meio do Instituto Meu Futuro.

Cada um faz o que pode. Mas todos podem. Principalmente quando se trata de defender a infância.

Dia mundial - Fiz questão de escrever esse texto para marcar o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, que caiu no domingo, 12 de junho..

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 15 de junho.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email