Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Mais trabalhadores participam do Ciclo de Formação



O Sindicato reuniu trabalhadores de várias empresas sábado (16) pela manhã em mais uma rodada do Ciclo de Formação, que tem como temas “Sindicalismo, Economia e Política”. Nesta etapa, participaram trabalhadores das fábricas Flanjaço, Campel, Zito Pereira, Conexão, Canto dos Metais, Hyspex e Almeida Metais, todas do Setor C, que compreende as regiões de Bonsucesso, Sadokim, Jardim Aracília, Morro Grande, Arujá e Santa Isabel.

O objetivo do Sindicato é formar lideranças nos locais de trabalho, a fim de fortalecer a ação sindical nas fábricas e estimular a participação dos trabalhadores nas lutas políticas cidadãs. O presidente José Pereira dos Santos afirma: “O sucesso na luta por direitos depende de cada um de nós. É preciso união para chegarmos à vitória em nossas bandeiras, como redução da jornada para 40 horas semanais, fim do fator previdenciário e regulamentação das terceirizações”.

Pereira alertou para as dificuldades que os trabalhadores enfrentam, para ver projetos que o favorecem aprovados nas Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional. “É difícil aos políticos ligados às questões trabalhistas vencer a maioria, principalmente na Câmara dos Deputados, onde prevalecem os empresários e latifundiários. Só com nossa união podemos superar essas barreiras”.

O encontro de sábado teve ainda a participação do economista Rodolfo Viana, da subseção do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) no Sindicato, que falou sobre a ameaça de desindustrialização. Também participaram o diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo); o assessor de comunicação, João Franzin; e o consultor do Sindicato e ex-ministro do Trabalho, Antonio Rogério Magri.

Aprovado - A auxiliar de enfermagem do trabalho na fábrica Conexão (Arujá), Ermínia Caris Costa Bonetti, participou do encontro e aprovou. Ela comenta: “Foi muito proveitoso. É bom para abrir nossa mente de trabalhador, sobre como é preciso mobilizar esforços para se conquistar algo neste País”.

O secretário-geral Heleno Benedito informou: “Esta fase do Ciclo está sendo realizada por setor. Em agosto haverá o encontro do setor D, e por último do setor E. No final, vamos reunir todos os participantes dos cinco eventos em uma grande plenária”.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email